O banco central da China, o Banco Popular da China (PBOC), anunciou a expansão da moeda digital do país, o yuan digital. A moeda digital está atualmente passando por um programa piloto e se expandido para mais 17 províncias em toda a China.
O banco central do país disse que está se concentrando no lançamento de um sistema que permita aos consumidores “digitalizar com um código”.
O Banco Popular da China afirmou que, no futuro, continuará a realizar aplicações inovadoras de renminbi digital para realizar a interconexão entre o sistema digital de renminbi e as ferramentas de pagamento eletrônico tradicionais, para que os consumidores possam digitalizar com um código e os comerciantes também possam suportar várias transações sem aumentar os custos.
Dois novos recursos introduzidos
Juntamente com a expansão do programa piloto da CBDC na China, o banco central do país também está procurando melhorar os casos de uso do yuan digital. Ele apresentará dois recursos principais, pagamentos off-line e recursos de contrato inteligente.
O recurso de pagamentos offline, lançado em 23 de janeiro, permitirá que os usuários façam pagamentos sem a necessidade de acessar a internet. Isso funcionará por meio da tecnologia NFC que permite a comunicação entre dois dispositivos eletrônicos a uma distância de 4 cm ou menos para confirmar pagamentos.
O recurso de contrato inteligente, por outro lado, introduzido no início deste mês no aplicativo de comércio eletrônico Meituan, permite que os usuários ganhem um prêmio diário de US$ 1.312, que é dividido entre os vencedores.
China vai melhorar a adoção do Yuan Digital
Para aumentar a adoção do CBDC desde o início, a China anunciou planos para oferecer produtos de gestão de patrimônio que aceitam pagamentos digitais em yuan nas províncias-piloto.
Um grande banco de investimentos, como o China Galaxy Securities, oferecerá esses serviços de gerenciamento de patrimônio apenas a alguns clientes.
Embora a adoção do CBDC esteja apenas começando a esquentar, os ativos digitais se tornaram um investimento notável.
Nas últimas semanas, os investidores aumentaram suas apostas nesses ativos, elevando o valor de mercado global para US$ 1 trilhão ou mais pela primeira vez em mais de cinco meses.
Fonte