BOLHA CRYPTO GROUP

NOTÍCIAS SOBRE O CRIPTOMERCADO

Banco Central vai se inspirar no Ethereum para criar o Real digital

De acordo com Fabio Araujo, responsável pelo projeto do Real digital no Banco Central, a tecnologia por trás da CBDC brasileira está sendo inspirada pelo Ethereum, blockchain que concentra mais de 2.500 aplicações de finanças descentralizadas.

O Ethereum deve contribuir como conceito para se criar um ecossistema de contratos inteligentes no país, baseado na futura moeda digital brasileira.

A declaração foi dada durante uma entrevista de Fabio Araujo ao portal de notícias Valor Econômico na última segunda-feira (9).

Sistema de Pagamento Digital

Segundo a matéria, um novo sistema de compensação de transações financeiras e de transferência de ativos deverá ser criado para a digitalização do Real.

Essas transações e transferências, com o sistema disponível atualmente, ocorrem de forma separada. No entanto, com a tecnologia blockchain será possível fazê-las simultaneamente.

Com o novo sistema proposto, será possível fazer a liquidação de um ativo financeiro contra pagamento em real. Porém, ambos os ativos da transação precisam ser tokens. Hoje a compensação financeira acontece no Sistema de Transferência de Reservas (STR) do Banco Central (BC).

“Precisamos fazer o Sistema de Pagamento Digital, que será a plataforma do real digital, e que vai ter um funcionamento integrado com o que já existe”, disse Fabio Araujo.

Embora esteja se inspirando no Ethereum para construir esse novo sistema, a rede brasileira deverá ser fechada e não pública como a rede da segunda maior criptomoeda do mercado. Nesse sentido, o acesso só será permissionado aos participantes do sistema.

A princípio, esse blockchain particular não deve ter desenvolvimento direto do Banco Central. Assim, uma licitação deve ser aberta para contratar uma empresa para executar o projeto.

Robôs fazendo compra

De acordo com o diretor de Inovação da Federação das Associações de Servidores do Banco Central (Fenasbac), o novo sistema vai usar o conceito da autenticação por contexto.

Nesse formato, a validação da identidade do usuário vai levar em conta o ambiente em que ele se encontra. Assim, mesmo um robô, como a Alexa, será capaz de funcionar como iniciador de pagamento para compras.

Moda cripto é na Tipo Crypto

Uma loja de moda cripto no ritmo da nova geração, que é urbana, inclusiva e descolada. Se você investe em moedas digitais, coleciona NFTs, tá plugado na Web3 ou é um Ancap, vista Tipo Crypto.

tipocrypto.com

Isenção de responsabilidade

As informações apresentadas neste artigo são apenas para fins informativos e educacionais. Nada aqui contido deve ser interpretado como aconselhamento financeiro ou sugestão de investimento. O Bolha Crypto não se responsabiliza por quaisquer perdas geradas pela utilização do conteúdo, produtos ou serviços mencionados.

Siga nossos grupos no TELEGRAM e WHATSAPP.

Leia Mais:

Mais lidas