O Banco do Brasil, banco mais antigo do país, anunciou na última sexta-feira (10), que agora vai passar a aceitar Bitcoin e outras criptomoedas para o pagamento de impostos.
A novidade é resultado da parceria entre o Banco do Brasil e a fintech Bitfy, uma startup especializada em soluções blockchain que é financiada pelo braço de venture capital do banco.
Com a nova forma de pagamento, os clientes poderão usar o aplicativo Bitfy para converter instantaneamente suas criptos em moeda local para sua conta no Banco do Brasil.
Nesta solução, a conversão e a liquidação em Reais da criptomoeda escolhida ocorrem instantaneamente, com uma experiência segura e transparente para o cidadão.
Além disso, o serviço vai permitir também que instituições financeiras e fintechs passem a oferecer a solução de pagamento de guias de tributos, taxas e obrigações para seus clientes.
De acordo com o comunicado à imprensa, o objetivo da implementação é trazer comodidade aos clientes, visto que amplia as opções de recebimento de tributos do setor público.
Um novo uso para ativos digitais
Para Lucas Schoch, CEO da Bitfy, a iniciativa pioneira no Brasil vai ampliar o uso de ativos digitais no dia a dia.
“Esta parceria possibilita ampliar a utilização e acesso ao ecossistema de ativos digitais com abrangência nacional e com o selo de segurança e confiabilidade do Banco do Brasil”, disse Schoch.
A opção, ainda em fase de testes, por enquanto é exclusiva apenas para usuários do App Bitfy.