Warren Buffett, um dos homens mais ricos do mundo, está novamente pegando no pé do Bitcoin. Falando em entrevista ao Squawk Box da CNBC esta manhã, o CEO e presidente da Berkshire Hathaway rotulou o bitcoin como um “token de jogo” que não possui valor intrínseco.
Buffett comparou ainda mais o Bitcoin e o mercado cripto a atividades de jogo como a roleta e as máquinas caça-níqueis. Ele postulou que as pessoas são atraídas pelas criptomoedas porque o “desejo de participar de algo que parece dinheiro fácil é um instinto humano que sempre esteve presente”.
Continuando com sua analogia com o jogo, Buffett também sugeriu que os detentores de bitcoin estavam basicamente fazendo apostas com sua renda suada. “Você tinha milhões de pessoas recebendo cheques e dinheiro e sentando em casa e descobrindo que poderiam ter uma roleta em casa.”
De acordo com o criptocético, o hype em torno do Bitcoin, alimentado pelo medo de perder, leva as pessoas a tomar decisões erradas de investimento. Ele afirmou que não tinha ideia de como mudar essa tendência. “Não sei como voltar no tempo nisso”, explicou.
O lendário investidor de 92 anos não é um hater novo do Bitcoin. No passado, Buffett chamou o bitcoin de “veneno de rato ao quadrado” e uma “ilusão”. Ele também adverte frequentemente os investidores contra o investimento em criptoativos voláteis. Em maio de 2022, o famoso magnata dos negócios declarou que não compraria todo o bitcoin do mundo nem por apenas $ 25.
Enquanto isso, o parceiro de negócios de Buffett, Charlie Munger, teve palavras mais duras para a criptomoeda de referência ao longo dos anos. No início do ano passado, Munger comparou o Bitcoin a uma “doença venérea”, acrescentando que não gosta da criptomoeda porque é usada por sequestradores, sonegadores de impostos, terroristas “e todos os outros tipos de criminosos que você possa imaginar”.
Munger também elogiou a China por banir as criptomoedas e pediu aos Estados Unidos que sigam os passos de Xi Jinping e tomem “a decisão correta” que é simplesmente bani-las.
Curiosamente, o bitcoin superou a Berkshire Hathaway nos últimos seis meses, já que os investidores continuam otimistas sobre as perspectivas futuras da criptomoeda.