A Binance anunciou a interrupção dos serviços relacionados ao Naira Nigeriano (NGN) em sua plataforma. A decisão segue um aumento do escrutínio por parte dos reguladores do país africano.
De acordo com um comunicado oficial da empresa, todos os pares que incluem o NGN serão deslistados até quinta-feira (7). Na sequência, na sexta-feira, qualquer saldo remanescente em NGN nas contas dos investidores será automaticamente convertido para USDT.
“Incentivamos os usuários a sacar seus NGN, negociar seus ativos em NGN ou converter NGN para criptomoedas antes da interrupção desses serviços”, afirmou a Binance em seu blog oficial.
A decisão da exchange de criptomoedas surge em meio a investigações das autoridades regulatórias nigerianas, que questionam a legalidade da operação da empresa no país.
A Comissão de Crimes Financeiros da Câmara dos Deputados chegou a convocar o CEO da Binance, Richard Teng, para depor, a fim de esclarecer as investigações relacionadas à suposta lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, de acordo com o jornal nigeriano The Punch.
Além disso, em fevereiro de 2024, dois executivos da Binance teriam sido detidos temporariamente como parte de outra investigação.
De acordo com a Bloomberg, embora nenhuma acusação formal tenha sido imputada a eles até o momento, as investigações poderiam envolver acusações de manipulação cambial, evasão fiscal e operações ilegais.