Um juiz dos Estados Unidos aprovou a multa de US$4,3 bilhões contra a exchange de criptomoedas Binance. A sentença, uma das maiores penalidades criminais já aplicadas no país, é resultado de um acordo judicial firmado pela empresa no final de 2023.
“Este é um caso em que a ética corporativa foi comprometida pela ganância”, declarou o juiz Richard Jones durante a audiência de condenação.
A Binance e seu fundador Changpeng Zhao (CZ) se declararam culpados de acusações de lavagem de dinheiro e violação de sanções, encerrando uma longa investigação conduzida por promotores e reguladores dos EUA. Como parte do acordo, a exchange terá sua conformidade monitorada por uma firma independente por até cinco anos.
De acordo com os promotores, as ações da Binance tornaram o sistema financeiro vulnerável a abusos.
“Considerando a natureza e gravidade da conduta da empresa, que parece ter sido intencional e dirigida por altos executivos, causando consequências colaterais de centenas de milhões de dólares, a aprovação do acordo é necessária”, argumentaram eles.
Josh Eaton, vice-diretor jurídico da Binance, afirmou que a empresa assume total responsabilidade por suas ações passadas e destacou os esforços de melhoria em compliance implementados nos últimos anos.
O juiz Jones ressaltou que a exchange de criptomoedas tinha conhecimento de suas obrigações legais nos EUA, mas deliberadamente optou por não cumpri-las. A multa, segundo ele, visa dissuadir a empresa e outras companhias de comportamentos semelhantes no futuro, além de proteger os consumidores.