Sem dúvidas, a queda do mercado de criptomoedas impactou no crescimento de muitas empresas do setor. No entanto, as gigantes do meio blockchain, como Binance e FTX, podem se orgulhar de terem se mantido em alta mesmo no inverno.
Como resultado de sua resiliência, a principal exchange cripto foca em aproveitar o momento atual para continuar se expandindo. Sendo assim, a Binance está disposta a investir US$1 bilhão em aquisições estratégicas.
Um dos focos da exchange é comprar bancos para preencher a lacuna entre as finanças tradicionais e a indústria de criptomoedas.
“Há pessoas que possuem certos tipos de licenças locais, bancos tradicionais, prestadores de serviços de pagamento e até bancos. Estamos olhando para essas coisas. Queremos ser a ponte entre as criptomoedas e o mundo financeiro tradicional”, disse Changpeng Zhao (CZ), CEO da Binance, na conferência Web Summit em Lisboa.
Segundo CZ, a Binance está disposta a fazer aquisições parciais e completas. Na visão do empresário, essa é uma grande oportunidade para a plataforma de negociação de bitcoin (BTC) e altcoins capitalizar o aumento esperado no preço das ações do banco após assinar um acordo com a empresa
O chefe da exchange observou que os bancos que trabalham com a Binance conseguem trazer diferenciação para seus usuários. Isso faz com que a avaliação do banco aumente muito.
Por essa razão, CZ vê muita lógica em investir em bancos, pois conseguirá capturar parte da vantagem do patrimônio.
Binance e as finanças tradicionais
A fala de CZ prova mais uma vez como a exchange de criptomoedas está empenhada em fazer com que as finanças tradicionais conversem com as finanças blockchain. Nesse sentido, um caminho com mais sinergia e menos rivalidade pode ser visto entre os dois mundos.
No entanto, isso não é visto apenas na Binance. Instituições financeiras de renome, como BlackRock e Goldman Sachs, estão cada vez mais imersas no mercado de criptomoedas.
A BlackRock, por exemplo, não ligou para o mercado em queda de 2022 e decidiu se juntar à Coinbase em agosto deste ano. Agora as duas empresas podem trazer exposição do mercado de criptomoedas para clientes institucionais.