O governo canadense multou a Binance por violar as regras de combate à lavagem de dinheiro (AML) do país no ano passado.
De acordo com um aviso publicado, o governo federal informou que a exchange de criptomoedas não cumpriu as normas e registros necessários para operar como uma empresa de serviços monetários estrangeira.
“A Binance Holdings Limited recebeu uma multa administrativa de US$6.002.000 dólares canadenses em 7 de maio de 2024, por cometer duas violações. As violações foram identificadas durante uma fiscalização realizada em 2023”, declarou o Centro de Análise de Transações Financeiras e Relatórios do Canadá (FINTRAC).
Além de não se registrar como FMSB, a exchange de criptomoedas falhou em reportar transações criptos acima de CAD$10.000. Entre 1º de junho de 2021 e 19 de julho de 2023, a empresa não reportou adequadamente um total de 5.902 transações desse tipo.
Vale ressaltar que o valor da multa é equivalente a US$4,4 milhões, marcando uma coincidência com o “4” usado por CZ durante sua gestão. Na época, ele frequentemente utilizava o número como uma mensagem codificada para encorajar seguidores a ignorarem rumores negativos sobre a empresa, incluindo investigações federais.
A Binance também enfrenta um grande processo da SEC dos Estados Unidos por, segundo a Comissão, listar títulos mobiliários em sua plataforma.
Especificamente no Canadá, a Binance já encerrou suas atividades devido à impossibilidade de atender aos altos padrões regulatórios do país.