Como resultado do recente movimento da Binance, agora a principal exchange do mercado de criptomoedas é a segunda maior entidade com poder de voto na organização autônoma descentralizada (DAO) da Uniswap, exchange descentralizada (DEX).
Esse feito foi possível, pois a Binance delegou 13,2 milhões de tokens UNI em 18 de outubro para sua própria carteira.
Nesse sentido, a exchange cripto pode utilizar seus tokens para votar em decisões que regem o ecossistema da DEX. Ademais, a Binance possui 5,9% do poder de voto.
Com toda essa força, a exchange fica atrás apenas da a16z, fundo de capital de risco que investe em startups de criptomoedas e web3, que controla 6.7%.
Esse é um problema para a Uniswap?
Hayden Adams, fundador da exchange descentralizada, se mostrou preocupado com a possibilidade de a Binance agir de má fé, utilizando os tokens de seus usuários para participar da governança por seus próprios motivos.
No entanto, sobre a questão de a exchange centralizada ter um grande poder de voto e ter força para ditar o andamento da Uniswap não deveria ser uma preocupação para os utilizadores da plataforma, aponta Adams.
Yesterday @binance delegated 13M UNI from its books, making it one of the largest UNI delegates (this is only 1.3% of current delegated UNI so governance voting power remains quite distributed)
— hayden.eth 🦄 (@haydenzadams) October 19, 2022
Very unique situation, as the UNI technically belongs to its users. pic.twitter.com/bwsVb1IwKR
“Ontem @binance delegou 13 milhões de UNI de seus livros, tornando-se um dos maiores delegados da UNI (isto é apenas 1,3% da atual UNI delegada, então o poder de votação da governança permanece bastante distribuído). Situação muito original, pois a UNI tecnicamente pertence aos seus usuários”.
Olhando todo o cenário, é válido reforçar que a quantidade de tokens que a Binance delegou representa 1,3% da oferta total da UNI.
De fato, um número acima do limite de 0,25% para propor votos de governança. Contudo, o mesmo é baixo para o quórum de 4% necessário para aprovação de votos.
Além disso, Adams informou que não está claro se a Binance pretende se envolver com o sistema de governança.
O que a Binance diz
De acordo com a exchange, a transferência de 4,6 milhões de UNI entre carteiras internas da Binance foi o que fez com que a UNI fosse delegada instantaneamente e automaticamente.
Isso quer dizer, ainda segundo a Binance, que o passo dado não foi sua intenção. Sendo assim, a equipe da exchange decidiu conversar com a Uniswap para resolver a questão e evitar que esse mal-entendido aconteça novamente.
“A UNI foi transferida entre carteiras internas da Binance, fazendo com que a UNI fosse delegada automaticamente. Isso faz parte do protocolo deles, não “nós pretendíamos”. A Binance não vota com os tokens do usuário. A Uniswap não entendeu a situação. Os tokens chegam às plataformas populares”, disse Changpeng Zhao, CEO da Binance.