A Binance apresentou um novo sistema de KYC (conheça seu cliente) que utiliza inteligência artificial para melhorar a precisão e agilidade na verificação de dados dos usuários. Essa nova integração é capaz de automatizar o preenchimento de informações, realizar checagem de comprovantes de endereço e agilizar o cruzamento de dados com a World-Check, uma base de dados global de compliance.
Segundo a Binance, a aplicação de IA no KYC resultou em um aumento de 95% no reconhecimento de dados dos usuários, além de reduzir em 80% os custos com o sistema de reconhecimento óptico de caracteres. O índice de aprovação de comprovantes de endereço subiu 6% em 107 jurisdições, e o tempo para verificar dados no banco World-Check caiu em 30%, segundo dados apresentados pela empresa.
O diretor de tecnologia da Binance, Rohit Wad, mencionou que o uso de soluções tecnológicas da Amazon poderá ser expandido futuramente. Ele destacou o interesse em ampliar o uso dos serviços em nuvem e IA generativa da AWS para diversas áreas da empresa, incluindo gestão de riscos, compliance e atendimento ao cliente.
Paralelamente aos avanços tecnológicos, a Binance enfrenta um ambiente regulatório cada vez mais rigoroso. Apesar das dificuldades, Changpeng Zhao, fundador da exchange, mostra-se otimista em relação às perspectivas para o setor. Para Zhao, a regulamentação sobre criptomoedas está progredindo positivamente, especialmente nos Estados Unidos, onde ele enxerga apoio crescente de parlamentares de ambos os lados do espectro político.
A declaração de Zhao reflete o impacto de recentes eventos que ele considera positivos para o setor, como os discursos do ex-presidente Donald Trump na conferência de Bitcoin em Nashville, e o aumento de apoio bipartidário para criptoativos entre legisladores norte-americanos.
Outro acontecimento que Zhao considera um sinal de mudança no cenário regulatório foi a liberação de Tigran Gambaryan, executivo da Binance que passou cerca de sete meses sob custódia de autoridades nigerianas. Detido em fevereiro de 2024, Gambaryan enfrentava acusações de lavagem de dinheiro e facilitação de evasão fiscal, mas em junho parte das acusações foram retiradas, e as alegações restantes de lavagem de dinheiro foram oficialmente arquivadas em 23 de outubro.
A Binance reforça seu compromisso com a conformidade regulatória, especialmente em um momento em que as criptomoedas buscam legitimação e aceitação mais ampla em mercados globais.