Durante a conferência da Zoom, Charlie Munger, braço direito de Warren Buffett na Berkshire Hathaway, fez declarações contundentes a respeito do Bitcoin e criptomoedas. Para ele, grande parte dos valores ligados a esses ativos desaparecerá.
“Não me fale sobre Bitcoins – esse foi o investimento mais estúpido que já vi. A maioria desses investimentos vai para zero.”
Munger sempre expressou sua aversão a criptomoedas. Em 2021, ele já havia externado seu desejo de que tais tecnologias nunca tivessem emergido, destacando que muitos dos envolvidos nesse mercado agem movidos por interesses próprios, não pensando no bem-estar do cliente.
“Acredite, as pessoas que estão entrando no mercado de criptomoedas não estão pensando no cliente, estão pensando em si mesmas.”
No universo da Inteligência Artificial, ele também tem suas reservas. Embora reconheça progressos na área, ele acredita que a atenção dispensada à IA é excessiva. Munger argumenta que já existia, há tempos, a prática de softwares gerarem outros softwares. Durante um encontro de acionistas da Berkshire Hathaway em 2023, ele manifestou dúvidas quanto ao otimismo exagerado em relação à IA, preferindo confiar em formas de inteligência mais tradicionais.
“Pessoalmente, sou cético em relação a parte do hype que surgiu na inteligência artificial. Acho que a inteligência antiquada funciona muito bem.”