O preço do Bitcoin subiu acima de US$ 29.000 após a reunião do FOMC, onde o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, assegurou que o sistema bancário dos EUA está seguro.
No entanto, vários bancos regionais, como PacWest, Western Alliance e Metropolitan Bank, sofreram quedas significativas no valor de suas ações, mostrando sinais de forte pressão.
O Metropolitan Bank sofreu uma queda de 20%, acumulando uma redução de 63% no valor de suas ações desde o início do ano. Outros bancos regionais enfrentando grandes dificuldades incluem Valley National, com uma diminuição de 15%, HomeStreet, com uma queda de 11%, e Zions, cujas ações desvalorizaram 10%.
A crise bancária atual e a erosão da confiança no sistema são possíveis razões para a alta do Bitcoin, já que a criptomoeda foi criada como uma alternativa ao sistema financeiro tradicional. A correlação entre o Bitcoin e o ouro também está em alta, o que pode indicar um aumento no interesse por ativos alternativos.
Além disso, as expectativas do mercado sobre as futuras ações do Fed podem estar influenciando o preço do Bitcoin. Apesar de Powell evitar comentários sobre uma possível pausa na taxa de juros em junho, a ferramenta FEDWatch da CME mostra que mais de 95% dos participantes esperam uma pausa nas taxas de juros no mês, além de esperar dois a três cortes de juros até o final do ano.