Um analista da Santiment, em uma transmissão no YouTube na última sexta-feira (3), apontou o interesse cada vez menor das baleias em Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH).
Como o preço do BTC aumentou alguns dias atrás, as baleias continuaram a despejar suas participações. Isso é motivo de preocupação, pois pode levar a uma queda ainda maior no valor da maior moeda do mercado.
Além disso, os dados da Glassnode revelaram que o número total de baleias do Bitcoin atingiu uma baixa de três anos em 4 de março, atingindo 1.663.
Baleias Ethereum seguindo a tendência do Bitcoin?
Foi bastante interessante notar que uma tendência semelhante foi vista no gráfico do Ethereum, já que as baleias continuaram a cair, apesar da alta do preço.
No entanto, a razão por trás do movimento das baleias ETH pode ser diferente, pois elas podem estar transferindo seus ativos para contratos de staking antes da atualização Xangai.
Outro lado da história
No entanto, embora as baleias tenham diminuído suas participações, outras métricas on-chain foram otimistas no BTC.
Por exemplo, a oferta de BTC nas bolsas diminuiu consideravelmente, juntamente com um aumento na oferta fora das bolsas. Esta foi uma atualização positiva, pois sugeriu que o mercado de fronteira estava confiante no BTC.
De acordo com os dados da CryptoQuant, o fluxo líquido do BTC nas bolsas foi baixo em comparação com os últimos sete dias, o que também parecia promissor, pois indicava menos pressão de venda.
Além disso, o CDD binário do BTC estava verde, o que significava que o movimento dos detentores de longo prazo nos últimos sete dias foi menor que a média, sugerindo sua vontade de manter o ativo.
Outro grande sinal de alta para o BTC foi que seu Índice de Força Relativa (RSI) estava em uma posição de sobrevenda no momento desta publicação, o que aumentou as chances de um aumento de preço nos próximos dias.
Não apenas isso, mas o número de novos endereços atingiu uma alta de 21 meses, estabelecendo ainda mais a fé dos investidores no BTC.
Embora as métricas acima mencionadas suportassem as chances de uma tendência de alta, algumas outras métricas ainda estavam a favor dos pessimistas.
O índice MVRV do BTC caiu devido à recente tendência de baixa, o que pode resultar em uma nova queda de preço. A demanda do mercado de derivativos também parece ter diminuído à medida que a taxa de financiamento DyDx do BTC caiu.
O número de carteiras ativas usadas para enviar e receber moedas diminuiu. Portanto, considerando todos os conjuntos de dados, era hora de responder para que lado o preço do BTC se move no curto prazo.
Até o momento, o BTC estava sendo negociado a US$ 22.362,03, com uma capitalização de mercado de mais de US$ 431 bilhões.