A poeira da comemoração do 15º aniversário do Bitcoin (BTC) mal baixou, e eis que a comunidade cripto é novamente surpreendida por uma movimentação histórica: 27 BTCs foram enviados da Binance para a lendária carteira de Satoshi Nakamoto, o criador pseudônimo da criptomoeda primária.
A transação, ocorrida em 6 de janeiro, se destacou, e não é para menos. Seria ela o retorno de Nakamoto ou um mero fã querendo chamar atenção para o Bitcoin?
O endereço 1A1zP1eP5QGefi2DMPTfTL5SLmv7DivfNa esteve praticamente intocado desde o fatídico bloco de gênese do Bitcoin, minerado em 3 de janeiro de 2009.
O mistério se aprofunda quando consideramos o contexto da transação. Ela ocorreu no mesmo dia em que os principais emissores de ETFs spot de Bitcoin atualizaram suas emendas 19b-4, um forte indicativo de uma possível aprovação pela SEC na próxima semana. Gigantes do mercado financeiro como BlackRock, Grayscale e Fidelity estão na corrida pelo cobiçado aval do órgão regulador americano.
Analistas de ETFs, como James Seyffart da Bloomberg, alertam que o avanço é significativo, mas não garante a aprovação. Contudo, Eric Balchunas, outro especialista do setor, prevê um desfecho positivo para os ETFs da cripto número um até o dia 10 de janeiro.
Vale lembrar que a carteira de Satoshi Nakamoto guarda 50 BTCs desde o bloco de gênese, totalizando agora 99,67 BTCs após a transação misteriosa. O montante, avaliado em mais de US$4,3 milhões, permanece intocado.
Imagem destaque: Veja