A rede Ethereum ultrapassou a marca de 1 milhão de validadores.
Até o momento, esses validadores dedicados detêm stakes coletivos que chegam a 32 milhões de ETH, refletindo um valor de mercado que disparou para aproximadamente US$114 bilhões.
O staking desses validadores constitui cerca de 26% de todo o suprimento da altcoin. Além disso, é preciso dizer que 30% desse staking é facilitado através do pool da Lido. A popularidade do protocolo se deve à sua acessibilidade, permitindo que até mesmo detentores de quantias menores de Ethereum contribuam para a segurança da rede e ganhem recompensas.
Os validadores atuam como guardiões vigilantes, monitorando a blockchain do ETH para impedir qualquer atividade maliciosa, como o gasto duplo de tokens. Seu envolvimento abrange desde propor transações até validá-las, garantindo operações tranquilas para a plataforma de contratos inteligentes.
No entanto, o aumento no número de validadores, embora seja uma prova dos esforços de descentralização do Ethereum, também apresenta novos desafios. Afinal, possíveis complicações decorrentes de um grande pool, como falhas de transação, ainda podem ocorrer.