A Elastos anunciou o BTC Oracle, uma solução que permitirá que qualquer blockchain compatível com EVM funcione como uma Layer 2 do Bitcoin.
O BTC Oracle faz parte do BeL2, a primeira solução de escalabilidade do BTC que permite o desenvolvimento e gerenciamento direto de contratos inteligentes na própria rede Bitcoin. O Oracle funciona como um feed de dados com zero-knowledge proof (ZKP), fornecendo informações da criptomoeda em tempo real para contratos inteligentes baseados em EVM.
Um protótipo já está disponível para demonstração, mostrando como é possível fazer staking de tokens ELA (o token nativo da Elastos) e receber recompensas em Bitcoin.
Vale lembrar que o ELA é minerado junto com o BTC desde 2018.
O BeL2 é um conjunto de tecnologias que inclui o BTC Oracle, responsável por fornecer dados relacionados ao Bitcoin para contratos EVM.
Além disso, ele conta com uma camada de aplicação, uma rede de relay descentralizada baseada em ELA (que reduz a dependência de um único ponto de falha) e o próprio Oracle, que gera ZKP e transmite eventos da rede Bitcoin para os contratos EVM.
Sasha Mitchel, líder da Layer 2 do Bitcoin na Elastos, comentou sobre o lançamento:
“O BTC Oracle e o BeL2 aproveitam os aspectos mais intuitivos e avançados da verificação criptográfica para expandir a utilidade do Bitcoin no setor de DeFi e além, tudo isso mantendo os princípios fundamentais de descentralização e privacidade. Com o BTC Oracle, podemos abrir caminho para novos produtos financeiros e casos de uso para o Bitcoin por meio de aplicativos descentralizados, como empréstimos, indexação de tokens BRC20, emissão de stablecoins algorítmicas e muito mais”.
De acordo com Jonathan Hargreaves, chefe global de desenvolvimento de negócios e ESG da Elastos, ao permitir que qualquer blockchain EVM use contratos inteligentes denominados em Bitcoin, a indústria poderá desbloquear um potencial inovador e econômico incrível para o ecossistema cripto.
“Através do staking de ELA com recompensas em Bitcoin, o BTC Oracle abre um mercado sete vezes maior para a criação de soluções baseadas em contratos inteligentes na rede Bitcoin”, finalizou Hargreaves.