BOLHA CRYPTO GROUP

NOTÍCIAS SOBRE O CRIPTOMERCADO

URGENTE: Bybit sofre ataque hacker bilionário, o maior de todos os tempos

Bybit sofre ataque hacker bilionário, o maior de todos os tempos

Em 21 de fevereiro de 2025, a exchange de criptomoedas Bybit sofreu um ataque cibernético que resultou em um prejuízo superior a $1,4 bilhão. Este incidente se destaca como o maior hack da história da indústria, representando mais de 60% dos valores roubados no setor em 2024, conforme dados da Cyvers.

A frequência de hacks e fraudes tem se tornado uma preocupação crescente no universo das criptomoedas, levantando um questionamento sobre a legitimidade do setor, com muitos acusando-o de “facilitar crimes”. No entanto, estudos como o da Chainalysis demonstram que o uso legítimo das criptomoedas está crescendo a um ritmo muito mais rápido do que as atividades ilícitas.

Apesar disso, o mercado de ataques cibernéticos permanece próspero, especialmente em momentos de valorização das criptomoedas. De acordo com a Crystal Intelligence, até a metade de 2024, os hacks no setor de criptos somaram um total de $19 bilhões.

A seguir, destacam-se alguns dos maiores ataques cibernéticos já registrados no espaço cripto, com um foco no recente hack à Bybit, que superou os incidentes anteriores em termos de volume de fundos roubados.

Antes do ataque à Bybit, o maior roubo da história das criptomoedas ocorreu em março de 2022, quando a Ronin Network, uma sidechain do Ethereum voltada para o jogo Axie Infinity, foi invadida. O valor do prejuízo foi superior a $600 milhões, envolvendo Ether (ETH) e USD Coin (USDC). A Ronin conseguiu recuperar apenas uma pequena parte dos fundos subtraídos.

Esse ataque foi atribuído ao Lazarus Group, uma organização supostamente vinculada ao governo norte-coreano. Em 2024, o grupo foi acusado de roubar $1,34 bilhão em criptomoedas. Desde 2020, acredita-se que o Lazarus Group tenha lavado centenas de milhões de dólares em ativos digitais.

Em 2021, o protocolo crosschain Poly Network foi invadido, resultando em um roubo de mais de $600 milhões. A empresa de segurança cibernética SlowMist classificou o ataque como uma ação “longamente planejada e organizada”. Os hackers drenaram $273 milhões da rede Ethereum, $253 milhões da BNB Smart Chain e $85 milhões da rede Polygon. Naquele momento, esse hack foi considerado o maior ataque à DeFi (finanças descentralizadas).

Surpreendentemente, o atacante retornou quase todos os fundos roubados, exceto por $33 milhões que nunca foram recuperados.

Bolha Crypto Store

Uma loja de moda cripto no ritmo dos seus investimentos digitais. Se você investe em criptomoedas, coleciona NFTs, tá ligado na Web3 ou é um Ancap, vista Bolha Crypto Store.

 

Isenção de responsabilidade

As informações apresentadas neste artigo são apenas para fins informativos e educacionais. Nada aqui contido deve ser interpretado como aconselhamento financeiro ou sugestão de investimento. O Bolha Crypto não se responsabiliza por quaisquer perdas geradas pela utilização do conteúdo, produtos ou serviços mencionados neste artigo.

Siga nossos grupos no TELEGRAM e WHATSAPP.

Leia Mais:

Mais lidas