Após o colapso da FTX, os usuários de criptomoedas aparentemente estão transferindo seus fundos para carteiras que controlam na cadeia. As carteiras Cardano ($ADA), por exemplo, viram seu crescimento acelerar nos últimos dias.
De acordo com dados da Cardano Blockchain Insights, o número de carteiras Cardano cresceu recentemente em mais de 30.000 em uma semana, passando de cerca de 3,638 milhões para 3,671 milhões em apenas alguns dias.
Motivo do crescimento das carteiras Cardano
O crescimento acelerado das carteiras Cardano na rede da criptomoeda ocorre após o colapso da popular exchange de criptomoedas FTX, que sofreu uma “corrida bancária” na semana passada.
A corrida bancária fez com que a FTX suspendesse os saques e, mais tarde, entrou com pedido de proteção contra falência do Capítulo 11.
Seu CEO Sam Bankman-Fried renunciou e foi sucedido por John J Ray III. Nos registros, a FTX indicou que tem mais de 100.000 credores, ativos na faixa de US$ 10 bilhões a US$ 50 bilhões e passivos na mesma faixa.
Desde então, a exchange foi hackeada quando seu recém-nomeado CEO, John J Ray III, disse em comunicado que “ocorreu acesso não autorizado a certos ativos” e que a empresa estava em contato com autoridades e reguladores da lei.
Após os pedidos de falência da FTX, o contágio atingiu o espaço das criptomoedas e a confiança nas plataformas centralizadas foi severamente afetada.
O credor de criptomoedas BlockFi suspendeu os saques e não será “capaz de operar os negócios como de costume”, dada a operação do banco no FTX e a falta de clareza sobre o que está acontecendo com a exchange de criptomoedas.
O cofundador do Circle, Jeremy Allaire, comparou a crise de liquidez da FTX ao colapso do Lehman Brothers em 2008. Várias exchanges de criptomoedas, incluindo Coinbase e Kraken, se distanciaram da FTX, esclarecendo que não tinham exposição à exchange.
A confiança nos custodiantes centralizados, no entanto, foi afetada e, como resultado, vários usuários estão transferindo seus fundos para carteiras que controlam na cadeia.
Comunidade Cardano
A comunidade de criptomoedas está otimista com o $ADA, pois as estimativas apontam para o preço da plataforma de contrato inteligente sendo negociado em $ 0,517 até o final de novembro, representando um aumento de 27,7% em relação ao nível atual de $0,32.
A previsão da comunidade de criptomoedas provavelmente está levando em consideração o aumento da adoção do ADA, com a entrada de um banco sul-coreano de criptomoedas.
A Cardano Foundation divulgou as estatísticas on-chain da rede para outubro recentemente, mostrando que os tokens nativos no Cardano aumentaram quase 5%, para 6,62 milhões, enquanto os scripts Plutus cresceram 4,59%, para 3.535.
Notavelmente, o número de transações realizadas no Cardano aumentou 4,18% para 53,3 milhões, enquanto as transações de contratos inteligentes cresceram mais de 2%.