De acordo com o relatório de um examinador nomeado pelo tribunal para seu processo de falência, a plataforma de empréstimo de criptomoedas em colapso, Celsius Network, enganou os clientes desde sua fundação como uma empresa pública nos Estados Unidos, que supostamente criou para evitar a regulamentação no Reino Unido.
De fato, a Celsius US “em uma base autônoma está insolvente desde o início”, de acordo com a análise de solvência do examinador dos EUA, compartilhada em um tópico no Twitter pelo palestrante e escritor sobre economia, finanças e política monetária, Frances Coppola, em 1º de fevereiro.
Além disso, o relatório descobriu que a entidade americana Celsius foi fundada em agosto de 2021, depois que a Financial Conduct Authority ( FCA ) do Reino Unido negou uma licença à Celsius Network UK e ordenou que ela parasse de vender para clientes de varejo no país.
As conexões complicadas da Celsius
O examinador também chamou a atenção para a contabilidade intercompanhia entre as duas entidades, que Coppola disse ser “complicada para dizer o mínimo, e inclui ‘empréstimos’ bizarros e transferências de patrimônio bastante semelhantes aos do acordo Celsius-AMV (Equities First)” que ela discutiu anteriormente.
Como explicou a economista, a Celsius US foi criada para contornar a regulamentação do Reino Unido, uma vez que a contabilidade interna nunca distinguiu as duas entidades, vendo-as de forma consolidada, acrescentando que não achava que “nunca tiveram a menor intenção de criar uma entidade autónoma norte-americana”.
Além disso, a filial da Celsius no Reino Unido não apresentou contas desde dezembro de 2020 no site da Companies House, a agência executiva patrocinada pelo Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial, que registra informações sobre empresas no Reino Unido e as disponibiliza para o público.
Por acaso, a página da Companies House para a Celsius Network UK indica que suas contas estavam significativamente atrasadas, considerando que deveria arquivar suas contas do ano inteiro de 2021 até 31 de dezembro de 2022, como observou Coppola.