Celsius era insolvente desde o início, revela examinador

De acordo com o relatório de um examinador nomeado pelo tribunal para seu processo de falência, a plataforma de empréstimo de criptomoedas em colapso, Celsius Network, enganou os clientes desde sua fundação como uma empresa pública nos Estados Unidos, que supostamente criou para evitar a regulamentação no Reino Unido.

De fato, a Celsius US “em uma base autônoma está insolvente desde o início”, de acordo com a análise de solvência do examinador dos EUA, compartilhada em um tópico no Twitter pelo palestrante e escritor sobre economia, finanças e política monetária, Frances Coppola, em 1º de fevereiro.

Além disso, o relatório descobriu que a entidade americana Celsius foi fundada em agosto de 2021, depois que a Financial Conduct Authority ( FCA ) do Reino Unido negou uma licença à Celsius Network UK e ordenou que ela parasse de vender para clientes de varejo no país.

As conexões complicadas da Celsius

O examinador também chamou a atenção para a contabilidade intercompanhia entre as duas entidades, que Coppola disse ser “complicada para dizer o mínimo, e inclui ‘empréstimos’ bizarros e transferências de patrimônio bastante semelhantes aos do acordo Celsius-AMV (Equities First)” que ela discutiu anteriormente.

Como explicou a economista, a Celsius US foi criada para contornar a regulamentação do Reino Unido, uma vez que a contabilidade interna nunca distinguiu as duas entidades, vendo-as de forma consolidada, acrescentando que não achava que “nunca tiveram a menor intenção de criar uma entidade autónoma norte-americana”.

Além disso, a filial da Celsius no Reino Unido não apresentou contas desde dezembro de 2020 no site da Companies House, a agência executiva patrocinada pelo Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial, que registra informações sobre empresas no Reino Unido e as disponibiliza para o público.

Por acaso, a página da Companies House para a Celsius Network UK indica que suas contas estavam significativamente atrasadas, considerando que deveria arquivar suas contas do ano inteiro de 2021 até 31 de dezembro de 2022, como observou Coppola.

Fonte

Moda crypto é na Tipo Crypto

Uma loja de moda cripto no ritmo da nova geração, que é urbana, inclusiva e descolada. Se você investe em moedas digitais, coleciona NFTs, tá plugado na Web3 ou é um Ancap, vista Tipo Crypto.

www.tipocrypto.com

Leia Mais:

Mais lidas