Após o turbulento capítulo da falência no ano passado, a prestadora de serviços criptos Celsius Network parece estar dando os passos certos para se reerguer. Uma prova disso é um juiz de falências dos Estados Unidos que aprovou a mudança da empresa para o mundo da mineração de Bitcoin (BTC), dando luz verde a um plano alternativo após um impasse com a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).
O plano inicial de Celsius, validado em novembro de 2023, era diversificar suas operações além do empréstimo de criptomoedas. A ambição era lucrar com a validação de transações blockchain e explorar novas linhas de negócios. No entanto, a SEC barrou essas pretensões, forçando a Celsius a buscar um plano B.
A nova rota traçada é focada na mineração de Bitcoin. Isso significa uma parceria exclusiva com a US Bitcoin Corp, liderada por Asher Genoot, da Hut 8. Anteriormente, o consórcio “Fahrenheit”, que incluía a Arrington Capital, era o cotado para gerir a Celsius ao lado da US Bitcoin Corp.
A mudança enfrentou resistência de alguns credores e do órgão de fiscalização de falências do Departamento de Justiça, que argumentaram que a nova direção era substancial o suficiente para exigir um novo voto por parte dos credores. O juiz inicialmente concordou, mas após análise aprovou o plano sem a necessidade de nova votação.
“Este é um dia muito importante para os credores da Celsius e nosso foco na rápida distribuição de criptomoedas continua nos guiando”, afirmou Chris Ferraro, CEO interino da Celsius. Ele ainda estima que a empresa sairá da falência no início de 2024.
A reviravolta na Celsius traz benefícios extras para os credores e clientes. O foco na mineração libera US$225 milhões em criptomoedas originalmente destinados às linhas de negócios rejeitadas pela SEC. Sendo assim, mais moedas da Celsius serão devolvidas aos clientes, que também receberão ações da nova empresa de mineração de Bitcoin.
Imagem destacada: Freepik
								
															






