A segunda-feira (17) começou pesada para Changpeng Zhao (CZ), CEO da corretora de criptoativos, Binance. A Reuters, maior agência de notícias do mundo, publicou nesta manhã, em seu site oficial, uma matéria intitulada “Como CEO e assessores da Binance conspiraram para evitar reguladores nos EUA e no Reino Unido”.
O longo artigo traz, entre outros argumentos, que a Binance tentou “se isolar” de reguladores internacionais como a Securities and Exchange Commission (SEC), alegando que seu CEO está “comprometido com o sigilo” de seus clientes.
A matéria investigativa gira em torna da criação da Binance.US que, segundo a Reuters, teria sido criada apenas para atender o público norte-americano, deixando a Binance global livre para continuar ignorando seus reguladores.
Segundo a Reuters, a Binance é a maior exchange de criptomoedas do mundo, respondendo por mais da metade das negociações num mercado de trilhões de dólares.
A reação de CZ à matéria da Reuters
O CEO da Binance já sabia da produção da matéria, tanto que preparou uma resposta para postar no blog da corretora assim que o artigo fosse postado.
Assim, momentos depois da matéria ser publicada no site oficial da agência de notícias, CZ tuitou o link de uma resposta oficial à Reuters afirmando que a agência inglesa “cruzou uma linha séria” ameaçando sua família.
Another flagrantly inaccurate ‘report’ on Binance from the usual suspects.
— CZ 🔶 Binance (@cz_binance) October 17, 2022
We felt they crossed a serious line. Threatened to doxx my family. So the team agreed not to engage.
Read my response below, along with more details about how I lead Binance. https://t.co/dF9djlryDg
De acordo com Zhao, a Binance US foi criada por conselho de escritórios de advocacia dos EUA. Segundo o CEO, a Binance US é uma entidade separada da Binance.com, ao contrário das acusações do artigo.
Além disso, Changpeng ainda afirma que o repórter da Reuters ameaçou falar sobre seus filhos.
“Como não pudemos obter garantias de que esse repórter da Reuters se absteria de escrever sobre minha família, mais uma vez tomamos a atitude incomum de não responder diretamente a eles”, explicou.
“Em vez disso, estamos levando a história diretamente para a comunidade”, completou CZ.
Por fim, ao que parece, o mercado não deu muita atenção a matéria da Reuters, já que o preço da Binance Coin (BNB), seguiu essa manhã sem maiores alterações.