Charles Hoskinson, fundador da Cardano, confirmou a inclusão da CIP 69 no próximo hard fork Chang.
“Eu vi os pedidos chegando para a CIP-69. Conversei com a equipe de desenvolvimento e eles conversaram com a Intersect. Parece haver muita demanda da comunidade por isso, e a Cardano Foundation também tem pressionado pela inclusão da CIP-69 no Chang”.
Apesar da inclusão de última hora, Hoskinson ressalta que não espera atrasos significativos para o upgrade.
“Não acho que isso vá atrasar muito a entrega do Chang, mas é importante entender que mudanças de roteiro fora do planejado são sempre disruptivas e introduzem riscos adicionais”.
A CIP-69 virá para simplificar as interações dentro dos contratos inteligentes Plutus da rede. Isso será possível através da padronização dos argumentos de entrada em diferentes tipos de scripts, como gastos, certificações, recompensas e cunhagem de tokens.
A principal mudança proposta é a eliminação do argumento “datum”, um elemento frequentemente vinculado aos validadores de bloqueio. Em vez disso, os validadores exigirão apenas um “redeemer” e o contexto do script para execução, com os datums sendo acessíveis através do ScriptContext ou por uma extensão no construtor Spending do TxInfo.
Esta proposta resolve uma limitação de design conhecida como “problema de dependência mútua”, onde dois validadores precisam conhecer o hash um do outro. Isso tem sido uma barreira para o desenvolvimento de aplicativos descentralizados (dApps) seguros e eficazes na Cardano, pois restringe o espaço de design e adiciona complexidade às arquiteturas dApp.
Mas o que é o Chang?
O hard fork, previsto para ocorrer no segundo trimestre deste ano, fará a transição para a era de governança Voltaire. Esta era é caracterizada por uma mudança em direção a estruturas de governança descentralizadas, permitindo que a comunidade tenha voz ativa no desenvolvimento e financiamento de projetos dentro do ecossistema.
Chang é dividido em duas atualizações principais. A primeira inicia a implementação de recursos de governança, começando com a fase de inicialização técnica conforme descrita na SIP 1694.
A segunda atualização do Chang leva esses mecanismos para fora da fase de inicialização e introduz recursos completos de governança on-chain, como participação representativa delegada e retiradas do tesouro. Assim, a comunidade Cardano pode não apenas votar em propostas, mas também financiar.
“Após Chang, todo o processo de construção e ratificação de um roteiro entre hard forks precisa ser revisado para refletir a capacidade de usar a ação ‘info’ da CIP-1694 para aprovar um roteiro candidato. Existem vários grupos de trabalho na Intersect discutindo isso, e eu encorajo projetos e membros da comunidade a se juntarem e discutirem para garantir que suas preferências e sugestões terminem no novo processo”.