A Coca-Cola Company e a Microsoft uniram-se em uma parceria de cinco anos para desenvolver e integrar soluções de inteligência artificial (IA) em diversas áreas de atuação.
O investimento da Coca-Cola é de US$1,1 bilhão e será destinado aos serviços de nuvem e inteligência artificial generativa da Microsoft.
Conforme o comunicado, as empresas trabalharão juntas para explorar o Azure OpenAI Service e outras tecnologias para desenvolver soluções inovadoras de IA em várias funções de negócios.
Além disso, a Coca-Cola e a Microsoft irão testar o Copilot, assistente de IA integrado ao Microsoft 365, para avaliar sua eficácia na melhoria da produtividade no ambiente de trabalho.
Como parte da iniciativa, a Coca-Cola migrou todos os seus aplicativos para o Microsoft Azure.
Judson Althoff, vice-presidente executivo e diretor comercial da Microsoft, comentou:
“Através da nossa parceria de longo prazo, alcançamos progressos significativos para acelerar a transformação sistêmica baseada em IA em toda a Coca-Cola Company e em sua rede global de engarrafadoras independentes”.
A Coca-Cola vem explorando o uso de assistentes digitais baseados em IA generativa através do Azure OpenAI Service. O objetivo é aprimorar métricas de desempenho relacionadas à experiência do cliente, otimizar operações e aumentar a eficiência.
A parceria entre a Coca-Cola e a Microsoft no campo da IA começou em 2020, com um acordo inicial de US$250 milhões.
“Os recursos da Microsoft ajudam a acelerar nossa adoção de IA para gerar valor corporativo incremental”, disse Neeraj Tolmare, vice-presidente sênior e diretor global de informação da Coca-Cola Company.
Vale ressaltar que, em 9 de abril, o vice-presidente executivo e CEO de inteligência artificial da Microsoft, Mustafa Suleyman, revelou os planos da empresa de realizar um investimento de longo prazo no Reino Unido, buscando atrair talentos para a área.