A exchange de criptomoedas Coinbase desativou seu recurso de transferência de token não fungível (NFT) para usuários do iOS, citando uma disputa sobre a política de compra no aplicativo da Apple.
A Coinbase disse que a Apple exige que as taxas de gás, que ocorrem ao transferir um NFT, sejam coletadas por meio do sistema de compra no aplicativo da Apple, para que a gigante da tecnologia possa cobrar 30% das taxas de gás.
“Para quem entende como funcionam os NFTs e blockchains, isso claramente não é possível”, escreveu a Coinbase no tweet.
“O sistema de compra dentro do aplicativo proprietário da Apple não suporta criptografia, então não poderíamos cumprir mesmo se tentássemos.”
Imposto da Apple
Em outubro, a Apple publicou uma diretriz que especifica que os aplicativos “podem usar a compra no aplicativo para vender e vender serviços relacionados a tokens não fungíveis (NFTs), como cunhagem, listagem e transferência”.
A gigante da tecnologia exige um corte de 30% em todas as transações, o que provocou reações da indústria cripto, criticando o que eles chamam de imposto da Apple.
Até Elon Musk jogou seus dois centavos ao se tornar uma das vozes no Twitter contra a taxa cobrada pela Apple dos aplicativos disponíveis na sua plataforma.
No centro dessa disputa, temos o que ficou conhecido como o “imposto Apple”. A fabricante do iPhone cobra 30% sobre as transações realizadas na sua loja de aplicativos.
A política comercial é considerada abusiva por empresas desenvolvedoras, entre elas Spotify e Epic Games, a criadora do Fortnite.