A Coinbase apresentou instabilidade generalizada em seu sistema durante a madrugada desta terça-feira (14). Usuários da exchange de criptomoedas relataram dificuldades para acessar a plataforma, encontrando mensagens de erro ao tentar entrar na conta. De acordo com relatos na rede social X, ao visitar o site, a mensagem “503 Service Temporarily Unavailable” surgia na tela.
Apesar do susto, a Coinbase, através de um comunicado oficial, garantiu que os recursos dos clientes estão seguros e que suas equipes estariam trabalhando para solucionar o problema o mais rápido possível.
A empresa descreveu o incidente como uma “queda de sistema em toda a plataforma”, o que resultou na indisponibilidade temporária de seus serviços. A interrupção começou por volta das 4h15min UTC. Depois de um longo período de quatro horas offline, a exchange finalmente voltou ao ar.
Embora a Coinbase tenha informado os usuários sobre a “queda do sistema”, detalhes sobre a causa exata do problema não foram divulgados. A equipe de suporte utilizou as redes sociais para informar que a companhia ainda não identificou o motivo exato da interrupção.
A falta de uma explicação definitiva para o tempo de inatividade gerou especulações entre os usuários da plataforma de que poderia ter sido devido à manutenção do servidor ou sobrecarga do sistema. De acordo com um guia para desenvolvedores da Mozilla, a sobrecarga é uma das causas mais comuns desse tipo de interrupção, e pode ter contribuído para os problemas da Coinbase.
Esse não é o primeiro percalço técnico enfrentado pela maior exchange cripto dos EUA. Em março, por exemplo, a plataforma havia registrado instabilidade durante um período de alta movimentação do mercado. Na ocasião, alguns usuários relataram problemas na visualização do saldo, chegando a ver incorretamente valores zerados.