Historicamente, o halving do Bitcoin traz consigo uma alta no preço do BTC. No entanto, a Coinbase alerta para um obstáculo que a criptomoeda pode enfrentar após o evento.
Em um post, a exchange de criptomoedas aponta que o período do ano em que o halving vai acontecer pode se tornar um desafio para o bitcoin. Segundo a Coinbase, este é historicamente um momento de fraqueza para ativos digitais e outros instrumentos financeiros.
Dados da Brave New Coin revelam que, desde 2011, o BTC só apresentou valorização de 2% entre junho e setembro. Por outro lado, nos demais oito meses do ano, o desempenho médio é de alta de 19,3%.
Além disso, a Coinbase observa uma ligeira perda de momentum no mercado, que busca uma nova narrativa para impulsionar o preço do bitcoin. Inclusive, o volume total de negociações de criptomoedas no último final de semana caiu 33%, chegando a US$61,78 bilhões.
Apesar dos desafios, a Coinbase enxerga motivos para otimismo. Para isso, a exchange destaca a crescente adoção do Bitcoin como uma reserva de valor, similar ao ouro digital, o que pode atrair novos investidores. Somado a isso, o BTC possui larga dominância de mercado (acima de 50%), tornando-se um ativo atrativo para grandes investidores.
O relatório da Coinbase também prevê que a entrada de novos players possa limitar quedas no preço. Diante disso, a exchange aposta em um ciclo de compra agressiva nas correções, mesmo em um cenário de volatilidade.