Milhares de aficionados em Web3 foram ao NFT Paris no último fim de semana, e os participantes do Grand Palais Éphémère tiveram um desfile de moda baseado em 3D, além dos painéis e exposições.
Danit Peleg, uma designer de moda que explora novas tecnologias, aproveitou o evento para mostrar sua primeira coleção de roupas impressas em 3D.
O notável projeto Ethereum, lançado em 2021, leiloa um novo NFT por dia e usa os fundos para alimentar uma propriedade intelectual de código aberto e voltada para a comunidade.
Peleg trouxe cinco roupas para a conferência, cada uma inspirada em NFTs específicos na coleção de fotos de perfil valiosas (PFP), bem como na marca Nouns em geral.
Muitas das peças apresentam os familiares óculos quadrados (ou “Noggles”), bem como recriações detalhadas de alguns dos avatares que foram cunhados até o momento.
Cada peça foi desenhada e depois ganhou vida usando várias tecnologias de impressão 3D, incluindo Polyjet (que permite várias cores e texturas) e o Multi Jet Fusion com textura aveludada.
Algumas das roupas foram impressas de forma a apresentar dobradiças entre os pequenos personagens, enquanto outras foram coladas usando as peças impressas.
Peleg disse que o modelo Creative Commons 0 (CC0) de código aberto do projeto a atraiu. Essa abordagem significa que qualquer pessoa – mesmo aqueles que não possuem um Nouns NFT – pode criar e vender seus próprios projetos e produtos com base na marca.
Na verdade, é encorajador: os detentores de NFT financiam projetos rotineiramente usando o tesouro de fundos dos leilões diários.
Com quase $ 45 milhões em ETH atualmente no tesouro da Nouns, o projeto financiou uma ampla gama de projetos – de histórias em quadrinhos a pilotos de TV, um carro alegórico no Rose Parade deste ano, outros empreendimentos de moda e até uma aparição de Noggles em um comercial da Bud Light Super Bowl.

Nesse caso, a Peleg recebeu um total de US$ 140.000 em financiamento para desenvolver, construir e exibir o vestuário impresso em 3D.
Ela disse que desenvolver confiança com a comunidade era fundamental: “ Comecei pequeno, entreguei valor e aumentei o apoio da comunidade, e então consegui um financiamento maior à medida que a confiança foi estabelecida”.
Peleg é conhecido como um pioneiro da moda impressa em 3D. Sua coleção inicial, feita como estudante em 2015, se tornou viral e ela seguiu com uma palestra TED que acumulou quase 2 milhões de visualizações.
Seu trabalho também foi destaque na cerimônia de abertura das Paraolimpíadas Rio 2016.