O colecionador de NFTs Robbie Acres tomou medidas legais contra o marketplace OpenSea por manter sua conta bloqueada após uma fraude.
O colecionador está insatisfeito com o marketplace por não responder a sua reclamação depois que perdeu suas coleções para uma fraude de phishing.
No entanto, o principal advogado do colecionador afirmou que o caso de Acres não é o único. De acordo com o advogado, vários outros usuários da OpenSea enfrentaram problemas similares e a plataforma desvia a atenção de algumas questões.
Robbie Acres disse que imediatamente informou o OpenSea após seus NFTs terem sido roubados através de uma fraude de phishing, mas levou 48 horas para o marketplace responder, antes da qual o ladrão vendeu seus ativos por um valor menor.
Acres acrescentou que a ação do OpenSea contra a invasão foi bloquear sua conta por mais de três meses. O investidor está procurando a justiça pelo marketplace ter retido seus ativos, apesar de repetidos pedidos para acessá-los.
Ele também afirma que o OpenSea queria que ele se validasse com uma declaração antes de desbloquear sua conta.
Advogado aconselha OpenSea a priorizar clientes em vez de receita
Acres quer que o marketplace compense as perdas que ele sofreu. Ele afirma que as ações do OpenSea causaram-lhe uma significativa perda como investidor Web3.
Enquanto isso, seu advogado, Enrico Schaefer, disse que Acres não é o primeiro a ter enfrentado tais problemas no OpenSea. Ele afirmou que representou vários clientes em casos de NFTs roubados ou contas comprometidas no marketplace OpenSea.
De acordo com o advogado, o OpenSea reconhece suas deficiências e compensa os clientes em algumas instâncias, mas as ignora em outras.
Além disso, Enrico Schaefer observou que o OpenSea deve priorizar a satisfação dos clientes que negociam NFTs em sua plataforma ao invés de se concentrar em crescimento e receita.
No entanto, um porta-voz do OpenSea afirmou que o suposto roubo ocorreu fora da plataforma e o ladrão vendeu os itens antes de receber a notificação.
Independentemente das circunstâncias, o OpenSea tomou medidas ao desativar os itens e a conta do usuário quando ele os notificou.
O marketplace de NFT também disse que investiu em ferramentas e pessoal para prevenir tal ocorrência, detectar roubo e bloquear a reventa de itens roubados em sua plataforma.
Em suas palavras, o roubo é o maior desafio no ecossistema cripto porque ocorre através de vários canais de comunicação únicos em áreas digitais diversas.