Um grupo de legisladores dos Estados Unidos enviou uma carta ao presidente Joe Biden e outros altos funcionários do governo, pedindo ações imediatas para garantir a libertação de Tigran Gambaryan, executivo da Binance e ex-agente federal, que está detido na Nigéria há mais de três meses.
Na carta, os legisladores expressaram suas preocupações com a saúde e o tratamento de Gambaryan sob custódia nigeriana.O cidadão norte-americano foi detido em 26 de fevereiro, quando viajou para a Nigéria para participar de reuniões de alto nível sobre questões de conformidade da Binance.
Inicialmente, as reuniões foram profissionais, mas logo se tornaram hostis, resultando na detenção de Gambaryan. Segundo a carta, o governo nigeriano “sequestrou” o executivo, levando-o à força para uma casa do governo, onde ficou incomunicável por cinco dias.
Apesar de uma ordem judicial em 12 de março indicando que a ordem de prisão não havia sido prorrogada, a detenção de Gambaryan continuou ilegalmente até que novas acusações fossem apresentadas. Os legisladores alegam que essa ação foi realizada em vez de tomar medidas legais contra a Binance.
As condições de detenção de Gambaryan têm sido severas, sendo mantido na prisão de Kuje, conhecida por suas condições difíceis, e enfrentando obstáculos para se reunir com sua equipe legal sem supervisão do governo. Sua saúde tem se deteriorado, tendo testado positivo para malária e sendo recusado tratamento hospitalar pelas autoridades prisionais.
Os legisladores afirmam que a detenção de Gambaryan atende aos critérios de “detenção injusta por um governo estrangeiro”, conforme definido na Lei de Recuperação de Reféns Robert Levinson e Responsabilização por Sequestro de Reféns. Eles solicitam urgentemente que seu caso seja transferido para o Escritório do Enviado Presidencial Especial para Assuntos de Reféns e enfatizam a necessidade de ações rápidas para garantir sua segurança.
Imagem destaque: BBC