Um grupo de membros do Congresso GOP solicitou ao presidente da SEC, Gary Gensler, regras mais claras sobre criptomoedas como o Ethereum (ETH) e sua custódia por Corretoras de Valores Mobiliários com Fins Específicos (SPBDs).
A carta destaca a necessidade urgente de transparência regulatória para facilitar o cumprimento das empresas no setor de ativos digitais. Além disso, ela ressalta a relutância da SEC em categorizar ativos claramente, deixando a definição de “valores mobiliários digitais” confusa.
Apesar de historicamente ser tratado como um não-título por reguladores, há preocupação com a falta de diretrizes claras da Comissão em relação às SPBDs que lidam com esses ativos. Nesse sentido, os legisladores alertam sobre os possíveis riscos de mercado se o ETH for classificado como um título.
Eles argumentam que isso poderia afetar a negociação de futuros da altcoin e perturbar os mercados de ativos digitais. O documento critica a SEC por não fornecer orientações adequadas, o que complica o cumprimento e fomenta a incerteza no espaço de ativos digitais.
A carta, assinada por 48 membros do Congresso, dentre eles Patrick McHenry e Glenn Thompson, pede uma resposta de Gensler até 9 de abril.