A ConsenSys, empresa-mãe da MetaMask, está pressionando a SEC para aprovar ETFs spot de Ethereum (ETH).
Em uma carta enviada à Comissão, a ConsenSys argumenta que a mudança de algoritmo do Ethereum para Proof of Stake (PoS) em 2022 tornou a rede mais segura do que o Bitcoin (BTC), que utiliza Proof of Work (PoW). Segundo a empresa, esse fator deveria ser suficiente para a aprovação dos ETFs.
A SEC já havia solicitado comentários públicos sobre como lidar com as preocupações específicas relacionadas a fraude e manipulação no ecossistema Ethereum. No entanto, a ConsenSys rebate essas preocupações, classificando-as como completamente infundadas.
A empresa reforça seu argumento lembrando que a SEC aprovou ETFs spot de Bitcoin em janeiro. Negar a aprovação para os mesmos produtos do Ethereum baseados em questões de segurança seria inconsistente, segundo a ConsenSys.
“O mecanismo de consenso PoS do Ethereum, a comunidade de desenvolvimento descentralizada e a transparência inerente à rede estabelecem uma estrutura de segurança robusta que reduz significativamente o risco de fraude e manipulação em comparação com o Bitcoin”.
Nesse sentido, a ConsenSys enxerga que não há razão justificável para negar a listagem e negociação do iShares Ethereum Trust com base em preocupações sobre a suscetibilidade do ETH a fraudes e manipulações.
“Instamos a Comissão a reconhecer as salvaguardas avançadas inerentes ao design do Ethereum, que não apenas atendem, mas excedem as salvaguardas exemplares de segurança e resiliência subjacentes aos ETFs baseados em Bitcoin aprovados anteriormente”.