BOLHA CRYPTO GROUP

NOTÍCIAS SOBRE O CRIPTOMERCADO

Copom mantém Selic em 13,75% na última reunião do ano

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) manteve a taxa Selic em 13,75% ao ano. A decisão foi anunciada no início da noite desta quarta-feira (7), após a reunião ordinária dos membros do comitê.

O encontro desta semana foi importante por ser o último a ser realizado no governo Bolsonaro (PL). O próximo encontro, programado para os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, já acontecerá no governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A taxa básica de juros (Selic), vive um período de estabilização, estando neste patamar de 13,75% desde agosto deste ano.

Porém, anteriormente, a taxa caminhava em movimento de alta, tendo sido elevada por 12 vezes consecutivas e acumulando 11,75 pontos percentuais nessa trajetória.

Segundo economistas, a taxa Selic deve permanecer estável neste patamar ao menos até meados de 2023, quando deve começar a cair.

Apesar da manutenção da taxa pelo Copom, a Selic permanece no maior patamar desde novembro de 2016. Nauqele ano, a taxa estava em 14% ao ano.

Covid e Selic

No início do governo Bolsonaro, em janeiro de 2020, a taxa básica de juros estava em 6,5% ao ano. No entanto com a chegada e agravamento da pandemia de Covid-19, a Selic caiu para 2% ao ano, o menor patamar da história da taxa.

Com a amenização da crise viral, a partir de março de 2021, o Banco Central passou a elevar a Selic em todas as reuniões, levando a taxa aos atuais 13,75% ao ano.

Roberto Campos Neto

Por conta de uma lei que estabelece a autonomia do Banco Central com o mandato para presidente e diretores da instituição, o atual presidente da instituição, Roberto Campos Neto, permanecerá à frente do BC pelo menos até o final de 2024.

Moda cripto é na Tipo Crypto

Uma loja de moda cripto no ritmo da nova geração, que é urbana, inclusiva e descolada. Se você investe em moedas digitais, coleciona NFTs, tá plugado na Web3 ou é um Ancap, vista Tipo Crypto.

tipocrypto.com

Isenção de responsabilidade

As informações apresentadas neste artigo são apenas para fins informativos e educacionais. Nada aqui contido deve ser interpretado como aconselhamento financeiro ou sugestão de investimento. O Bolha Crypto não se responsabiliza por quaisquer perdas geradas pela utilização do conteúdo, produtos ou serviços mencionados.

Siga nossos grupos no TELEGRAM e WHATSAPP.

Leia Mais:

Mais lidas