O projeto Worldcoin, que visa distribuir criptomoedas para usuários em troca de seus dados biométricos, está sob investigação na Coreia do Sul. A Comissão de Proteção de Informações Pessoais (PIPC) do país está apurando como a iniciativa obtém e armazena dados de íris e reconhecimento facial de cidadãos sul-coreanos.
A investigação foi aberta após uma reclamação sobre a coleta e processamento de informações pessoais pelo Worldcoin. A PIPC está focando em 10 locais na Coreia do Sul onde a empresa possui parceiros coletando dados biométricos.
“A Comissão planeja conduzir investigações sobre a coleta e processamento geral de informações confidenciais e a transferência de informações pessoais para o exterior”. Se as violações forem confirmadas, medidas serão tomadas de acordo com as leis e regulamentos relevantes”.
É válido lembrar que em 2023, a OpenAI foi multada pela PIPC em 3,6 milhões de wons após um vazamento de dados pessoais de 687 cidadãos sul-coreanos. Apesar da conexão com Altman, a OpenAI não possui nenhuma ligação direta com a Worldcoin.
A Tools for Humanity, empresa responsável pelo projeto, não se pronunciou sobre a investigação na Coreia do Sul até o momento da escrita do artigo.