O bitcoin segue em um vaivém que tem deixado investidores em alerta. Após uma semana de alta expressiva, a criptomoeda enfrenta uma queda considerável e, segundo analistas da CryptoQuant, pode estar entrando em uma zona de correção mais profunda.
A análise se baseia na métrica NUPL (Net Unrealized Profit and Loss), que considera o lucro ou prejuízo não realizado pelos detentores de BTC.
De acordo com o estudo, o aumento acentuado do NUPL ao longo da recente valorização indica que o mercado pode estar superaquecido.
Além disso, o NUPL aponta que o bitcoin permaneceu na zona de sobrecompras por três semanas, o que historicamente costuma preceder correções mais fortes.
O estudo prevê que essa correção deva acontecer ainda em março para que o NUPL se normalize e caia abaixo de 0,3, o que sinalizaria uma nova oportunidade de entrada no mercado.
“O NUPL indica uma tendência vertical acentuada, o que reforça a ideia de realizar lucros. Analisando o histórico, raramente o NUPL se mantém acima de 0,6 por muito tempo sem que haja uma correção significativa. Estamos na zona de ‘sobrecompra’ há quase três semanas, e considerando dados passados, podemos esperar uma correção mais forte. Correções anteriores levaram de 3 a 6 semanas para acontecer. No entanto, como ainda não estamos na fase principal de alta e sim na fase pré-halving, a correção pode começar antes do final de março, se não nesta semana”.