O veterano desenvolvedor do núcleo Bitcoin (BTC), Luke Dashjr, foi ao Twitter em 1º de janeiro para revelar que sua chave PGP foi comprometida em um hack que resultou na perda de uma quantidade significativa de BTC. Dashjr acrescentou que não sabia como isso aconteceu.
De acordo com CZ, o CEO da Binance, o desenvolvedor perdeu mais de 200 BTC, o que equivale a aproximadamente US$ 3,5 milhões aos preços atuais.
O tópico do desenvolvedor em todo o evento revelou que o hacker usou o CoinJoin, uma ferramenta que aumenta a privacidade anonimizando as transações de Bitcoin para ofuscar o movimento dos fundos. Ao descobrir o roubo, Dashjr tentou entrar em contato com o FBI.
O roubo do BTC
Dashjr disse que “não tem ideia de como” os invasores obtiveram acesso à sua chave PGP (Pretty Good Privacy). Uma chave PGP é um programa de criptografia que oferece autenticação e privacidade.
O roubo ocorre pouco mais de um mês após o desenvolvedor revelar que seu servidor foi acessado por uma pessoa desconhecida e confirmar a presença de novos malwares/backdoors no sistema.
Após uma investigação mais aprofundada, Dashjr descobriu que foi criado especificamente para comprometer seu servidor, em vez de ser um trojan padrão.
Alguns membros da comunidade foram rápidos em apontar uma possível conexão entre o evento que levou ao hack.
O CEO da Binance, CZ, estendeu seu apoio ao Dashjr e prometeu tomar as ações necessárias enquanto monitora a movimentação de fundos em questão.
“Lamento ver você perder tanto. Pedi nossa equipe de segurança para monitorar. Se vier em nosso caminho, vamos congelá-lo”, disse o CEO.
Se houver mais alguma coisa em que possamos ajudar, informe-nos. Lidamos com isso com frequência e temos relações com a aplicação da lei (LE) em todo o mundo”, finalizou CZ.
Reação da comunidade
Várias teorias foram apresentadas pela comunidade e poucos acreditaram nas revelações feitas por Dashjr.
Enquanto alguns estavam curiosos para saber como um lapso dessa magnitude poderia ter acontecido, outros especularam um possível caso de “acidente de barco”, uma forma de sonegação de impostos alegando perda de bens.
Por fim, alguns acreditam que a própria conta do Twitter foi hackeada.