De acordo com desenvolvedores da rede Ethereum, a atualização Pectra deve chegar no primeiro trimestre de 2025.
O upgrade trará o Ethereum Virtual Machine Object Format (EOF), que engloba 11 propostas de melhoria focadas em aprimorar a Ethereum Virtual Machine (EVM) tanto na Layer 1 quanto na Layer 2.
Essas melhorias facilitarão a vida não apenas dos desenvolvedores, mas também dos usuários comuns. Afinal, elas aumentarão o desempenho e a flexibilidade da EVM.
Um destaque importante da Pectra é a EIP-7251, apelidada de “aumento do saldo ativo máximo”. Essa proposta permitirá que validadores individuais contribuam com mais do que o limite atual de 32 ETH, elevando o teto para 2.048 ETH.
Essa mudança reduzirá a complexidade operacional para validadores que gerenciam várias contas de baixa consistência, possibilitando a entrada de validadores de alta consistência.
Além desses avanços, os desenvolvedores do Ethereum decidiram substituir a account abstraction EIP-3074 pela EIP-7702, uma nova proposta apresentada pelo cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin.
A EIP-7702 introduzirá um novo tipo de transação que permitirá que endereços de contas Ethereum funcionem temporariamente como carteiras de contratos inteligentes durante uma transação, revertendo depois ao seu estado original. Esse recurso deve aumentar a flexibilidade e funcionalidade das transações Ethereum.