O processo de mineração de Bitcoin (BTC) é o grande responsável por fortalecer a invenção de Satoshi Nakamoto como dinheiro descentralizado. Nessa ação, os mineradores emprestam seu poder computacional para validar transações e criar BTCs. Por fazerem esse trabalho, eles são recompensados com a criptomoeda primária.
Essas recompensas são a única maneira de introduzir novos bitcoins em circulação, tornando a taxa de mineração uma medida importante da produção da cripto.
No entanto, se os mineradores continuassem aumentando sua capacidade de mineração, isso resultaria em uma produção mais rápida de novas moedas. Embora isso possa parecer vantajoso, uma produção excessiva de tokens poderia inundar o mercado e reduzir o valor do ativo, causando a famosa inflação vista em moedas fiduciárias.
Para evitar esse problema, Satoshi Nakamoto implementou uma solução conhecida como dificuldade de mineração na blockchain. Essa dificuldade controla o quão difícil é para os mineradores resolverem os blocos da rede. Nesse sentido, ela é ajustada com base no poder computacional total dos mineradores, também conhecido como hashrate.
Esses ajustes na dificuldade são realizados automaticamente a cada duas semanas, e o último ajuste ocorreu recentemente. Como resultado, houve uma diminuição de cerca de 3% na dificuldade de mineração do Bitcoin.
Anteriormente, o hashrate do BTC atingiu níveis máximos, o que também levou a dificuldade de mineração a valores altos. Embora o último ajuste não tenha sido significativo em escala, a métrica ainda permanece próxima de seu recorde.
No início do ano, o hashrate estava em constante aumento devido ao incentivo dos mineradores em expandir suas operações de mineração, aproveitando as altas receitas proporcionadas pelo rally trimestral do bitcoin. Contudo, com a correção da criptomoeda, esse crescimento estagnou, levando a uma queda no hashrate.
Com menos competição, alguns mineradores podem se sentir incentivados a trazer suas plataformas de mineração de volta online, o que pode levar a um aumento no hashrate na próxima atualização.
Mas o verdadeiro desafio para o crescimento do hashrate não é a dificuldade de mineração, mas sim as receitas de mineração. Elas só cresceriam se o preço do bitcoin também subisse, o que tem se mostrado difícil de acontecer. Afinal, o BTC tem apresentado dificuldade em vencer a barreira de US$30.000.