Na Coreia do Sul, a polícia prendeu dois indivíduos suspeitos de aplicar um golpe cripto contra um idoso.
De acordo com o jornal sul-coreano Chosun, a vítima, um homem na casa dos 60 anos, perdeu cerca de 5,5 bilhões de wons coreanos, o equivalente a aproximadamente US$4,1 milhões. Os suspeitos, detidos pela Delegacia de Polícia de Haeundae, em Busan, atraíram a vítima com a promessa de retornos altíssimos em investimentos em criptomoedas entre setembro e dezembro de 2022.
A dupla garantiu lucros mensais de 70% sobre investimentos totais de 1 bilhão de wons e convenceu a vítima a transferir 5,5 bilhões de wons ao longo de seis transações. Para dar credibilidade ao golpe, os golpistas forneceram certificados de saldo falsificados, mostrando investimentos inexistentes.
As autoridades de Busan relatam que, apesar dos aportes financeiros da vítima, nenhum dos fundos chegou a contas legítimas de negociação de criptomoedas. Além disso, a fim de dissimular o crime, os suspeitos apresentaram balanços patrimoniais e contratos imobiliários falsificados.
Embora a polícia tenha conseguido prender os criminosos rapidamente, ainda não há informações sobre a recuperação dos valores roubados.
O Relatório de Fraude contra Idosos de 2022 do FBI, nos Estados Unidos, revelou um aumento de mais de 300% nas perdas financeiras atribuídas a fraudes de investimento.
Esse número supera todas as outras formas de atividades fraudulentas e está principalmente relacionado a golpes envolvendo criptomoedas.
O relatório ainda revela que as perdas relacionadas a criptos aumentaram 350% em várias categorias de crimes monitoradas pela agência.