O ChatGPT tem sido a tecnologia mais popular nos últimos meses, alcançando cada vez mais usuários. Contudo, nem todo mundo está contente com a inteligência artificial (IA) e seus avanços.
Um grupo de líderes da indústria, pesquisadores e especialistas em inteligência artificial, liderados por Elon Musk, Steve Wozniak e Stuart Russell, pediu aos desenvolvedores de IA para pressionar o botão de pausa no processo de treinamento de modelos de IA mais poderosos do que o GPT-4 da OpenAI.
A OpenAI revelou recentemente o GPT-4, que tornou o chatbot capaz de realizar coisas semelhantes a um ser humano, desde fazer piadas até passar no exame da ordem com distinção.
A petição, com mais de 1.100 assinaturas de indivíduos importantes, solicita um hiato de seis meses no treinamento de modelos de inteligência artificial mais poderosos. Em suma, o documento alega que isso permitirá o desenvolvimento de protocolos de segurança compartilhados para contornar os riscos associados à tecnologia.
O pedido vem logo após uma série de projetos de inteligência artificial lançados nos últimos meses, que executam funções humanas de forma convincente, como escrever e-mails, resolver cálculos complexos e até mesmo criar arte.
Os autores da carta argumentam que os governos deveriam tomar medidas para forçar a questão, se a corporação privada, referindo-se à OpenAI, não parar de treinar sua IA além da implementação GPT-4 existente dentro de um período mencionado.
Em 2018, Elon Musk renunciou ao conselho de administração da desenvolvedora do ChatGPT, afirmando que o grupo se tornou uma empresa de código fechado e lucro máximo, efetivamente controlada pela Microsoft e que se desviou muito de seu objetivo original.