Elon Musk alegou que o ex-CEO da falida exchange cripto FTX, Sam Bankman-Fried, doou mais de um bilhão de dólares ao Partido Democrata para apoiá-los nas eleições.
Em uma discussão recente no Twitter, Will Manidis, diretor executivo da plataforma de IA de saúde Science, chamou as doações da SBF a políticos de “uma das negociações de ROI mais altas de todos os tempos” porque permitiu que ele não fosse preso por roubar mais de US$ 10 bilhões.
Participando da discussão estava Elon Musk, que alegou que o “apoio real da SBF às eleições democratas é provavelmente superior a US $ 1 bilhão”.
“Para onde foi esse dinheiro?”
That’s just the publicly disclosed number. His actual support of Dem elections is probably over $1B. The money went somewhere, so where did it go?
— Elon Musk (@elonmusk) December 3, 2022
Sabe-se que a SBF doou US $ 5,2 milhões para a campanha presidencial de Joe Biden em 2020 e também doou US $ 10 milhões para apoiar Carrick Flynn – um candidato do Partido Democrata a uma cadeira no Congresso em Oregon.
Também é interessante notar que SBF disse em maio que poderia doar de $ 100 milhões a $ 41 bilhões para a próxima campanha presidencial dos EUA em 2024. Ele até chamou o $ 1 bilhão de “teto flexível”.
“Quanto mais do que isso, eu não sei. Realmente depende do que acontecer. É realmente dependente de exatamente quem está concorrendo para quê… Sim, acho que é uma ideia decente de se olhar, como uma espécie de… Eu odiaria dizer teto rígido, mas pelo menos como um teto macio, eu diria”, disse Bankman-Fried na ocasião.
Claro, isso foi antes da FTX declarar falência. E embora algumas de suas doações aos democratas tenham sido divulgadas publicamente, SBF admitiu que também doou aos republicanos, mas isso não foi registrado.