Elon Musk pode estar usando seu poder para impedir que o ChatGPT domine o segmento de inteligência artificial. Musk teria procurado profissionais de inteligência artificial nas últimas semanas.
O assunto tratado com esses top desenvolvedores seria a construção de uma nova instalação de pesquisa para desenvolver uma inteligência artificial superior ao ChatGPT,, o chatbot desenvolvido pela startup OpenAI.
As informações são do portal The Information e de fontes que trabalham no segmento tecnológico.
De acordo com o relatório, Musk atualmente está de olho em Igor Babuschkin, que recentemente deixou a unidade DeepMind Artificial Intelligence, da Alphabet.
Musk vs OpenAI
Musk cofundou a OpenAI em 2015 com Sam Altman, presidente da aceleradora de startups, Y Combinator, para acompanharem o desenvolvimento da tecnologia de inteligência artificial.
O CEO da Tesla, que posteriormente cortou relações com a OpenAI, comentou sobre o ChatGPT e o descreveu como “assustador”. O chatbot pode, entre outras coisas, criar poesias, escrever manuais de culinária e até codificar sob comando.
O ChatGPT acumulou mais de 100 milhões de usuários em menos de dois meses após sua estreia. Além disso, possui mais de 13 milhões de visitantes diários, e o número está crescendo.
Como resultado, o chatbot tornou-se um dos aplicativos de consumo com crescimento mais rápido. Depois de enfatizar os perigos da inteligência artificial, Musk parece ansioso para desenvolver uma IA que vença o ChatGPT.
Por que o bilionário está criticando o OpenAI
Nos últimos meses, o bilionário criticou regularmente o OpenAI por adicionar filtros que restringem o ChatGPT de gerar material que possa ofender os usuários.
Elon Musk observou em 2022 que o trabalho da OpenAI era um exemplo de “treinamento de IA para ser acordado”. Suas observações sugerem que um chatbot alternativo teria menos restrições em questões contenciosas do que o ChatGPT e o chatbot da Microsoft recentemente anunciado com uma função semelhante.
Musk acredita que qualquer inteligência artificial deve ser ensinada a ser tão politicamente e socialmente imparcial quanto possível.
Código aberto nunca mais?
Ele também foi direto ao afirmar que a OpenAI se tornou uma “empresa de código fechado e lucro máximo efetivamente controlada pela Microsoft”. Ele explicou que fundou a OpenAI como uma organização sem fins lucrativos de código aberto.
É estranho que Elon Musk, um dos cofundadores da OpenAI, agora se oponha ferozmente à parceria da empresa com a Microsoft.
A Microsoft assinou um contrato multimilionário com a empresa de IA para utilizar seus serviços em nuvem e aplicativos baseados no Azure.