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Emulador completo de Nintendo 64 chega à rede do Bitcoin

Emulador completo de Nintendo 64 chega à rede do Bitcoin

A equipe por trás do Ninjalerts, que recentemente viralizou ao inscrever um emulador de Super Nintendo na rede Bitcoin, está de volta. Dessa vez, o alvo foi ainda mais ambicioso: um emulador completo de Nintendo 64, o icônico console dos anos 90.

O projeto “Pizza Ninjas” inscreveu o emulador no Ordinal 61.648.429 da blockchain do BTC. 

O resultado? 

Usuários com arquivos de jogos compatíveis podem jogar títulos clássicos do N64 diretamente no navegador, sem precisar de hardware específico.

“Estamos tentando fazer funcionar o multiplayer de 4 jogadores no Bitcoin”, disse o CEO da Ninjalerts, Trevor Owens, ao Decrypt. 

Mas como isso é possível? 

A magia está na integração do algoritmo de compressão Brotli, desenvolvido pelo Google, com uma melhoria no protocolo Ordinals. Com essa combinação, o tamanho dos arquivos foi reduzido em 80%, tornando a inscrição do emulador mais acessível financeiramente.

“Desenvolvemos o emulador de SNES antes dessa nova funcionalidade estar disponível. Por isso, consideramos que sistemas mais recentes podem ser muito caros para serem inscritos com o objetivo de preservar jogos”, explicou Owens. 

Como exemplo, ele citou o clássico “Goldeneye 64”, com seus 12.6MB. O binário do emulador, sem compressão, tem 6.4MB, mas reduzido para 1.4MB com o Brotli.

A inscrição gerou debate, especialmente devido à questão da congestionamento na rede Bitcoin. Em janeiro, outro projeto, o Taproot Wizards, inscreveu a coleção Quantum Cats, ocupando 10 blocos e custando US$66.000.

Em comparação, o emulador do N64 custou US$5.000, graças ao preço atual de 25 sats por byte virtual (vbyte). 

“Se tivéssemos inscrito isso na época do SNES, poderia ter custado entre US$20.000 e US$25.000”, comentou Owens.

Mas há planos para reduzir ainda mais os custos. Com compressão Brotli em um jogo, o arquivo poderia ocupar apenas três blocos. 

“Se conseguirmos comprimir 75%, teríamos um tamanho similar a um jogo de SNES, podendo caber em um único bloco se negociado com um minerador. Caso contrário, seria dividido em oito inscrições menores de 400kb”.

Mas por que o N64? 

Owens explica que este foi o último console de grande porte a utilizar cartuchos, antes do padrão CD. 

“É improvável que façamos consoles mais novos que o N64, nem Playstation 1. Essas gerações começaram a introduzir DRM, entrando em uma área legal mais cinzenta”.

O DRM (Digital Rights Management) é uma tecnologia que controla o acesso a conteúdo digital, evitando cópias e distribuições não autorizadas. Após o projeto do SNES, Owens foi contatado por pessoas mencionando o emulador Dolphin, removido do Steam por questões legais.

Imagem destaque: Penacho games

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