Na última quarta-feira (24), as autoridades brasileiras e americanas uniram esforços para prender Mirelis Yoseline Diaz Zerpa, esposa de Glaidson Acácio, o Faraó dos Bitcoins.
Mirelis, foragida desde 2021, foi detida em Chicago, não por suas atividades ligadas ao movimento de cerca de R$38 bilhões entre 2015 e 2021 com a G.A.S Consultoria, mas por estar ilegalmente no país norte-americano.
A Polícia Federal brasileira divulgou a prisão apenas na noite de quinta-feira (25), destacando que Mirelis enfrenta um mandado de prisão no Brasil expedido pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro/RJ.
As acusações incluem crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, lavagem de dinheiro e integração de organização criminosa.
A defesa de Mirelis Diaz alega que a detenção foi decorrente de uma irregularidade formal em seu visto, desconhecida por ela e seus advogados, e que está prestes a ser esclarecida.
A nota destaca que, em 20 de dezembro, o Superior Tribunal de Justiça concedeu ordem de habeas corpus a Mirelis, considerando qualquer ordem de prisão no Brasil como absolutamente ilegal.
Os advogados enfatizam que o recesso forense impossibilitou a apreciação de embargos de declaração que abordavam duas questões importantes pendentes no STJ.
Eles apontam para as possíveis ilegalidades cometidas e o suposto descumprimento reiterado por parte do juízo da 3ª Vara Federal do Rio de Janeiro.
Imagem destaque: Terra