A Grayscale Investments surpreendeu o mercado ao lançar o Grayscale Bitcoin Mini Trust, um novo fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin, com a taxa mais baixa dos Estados Unidos, de 0,15%. A negociação do fundo, identificado pelo ticker “BTC”, começou na NYSE Arca na quarta-feira.
Este mini trust foi criado para oferecer aos investidores uma opção mais acessível de investimento em Bitcoin, distribuindo ações aos acionistas existentes do Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) e realocando uma parte do Bitcoin do fundo mais antigo para a nova versão. De acordo com o analista Hildobby, 10% dos ativos sob gestão do ETF de Bitcoin da Grayscale foram convertidos para o novo Bitcoin Mini Trust, com base nos fluxos onchain.
Em paralelo, a Grayscale também introduziu uma abordagem semelhante para o Ethereum. Neste mês, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) aprovou o Grayscale Ethereum Mini Trust (ETH), que será negociado em breve na NYSE Arca. Ambos os mini trustes, de Bitcoin e Ethereum, oferecem uma estrutura de taxas mais competitiva para atrair investidores que buscam eficiência nos custos de investimento.
Nos bastidores, a Grayscale Bitcoin Trust sofreu perdas significativas, com uma saída de US$ 19 bilhões desde a transição para um ETF, atribuída às altas taxas de 1,5%, significativamente superiores às dos concorrentes. Este cenário permitiu ao iShares Bitcoin Trust da BlackRock superar o GBTC e se tornar o maior ETF de Bitcoin.
Zach Pandl, chefe de pesquisa da Grayscale, afirmou que o momento é favorável para os investidores, destacando a possibilidade de redução das taxas pelo Federal Reserve e a crescente importância das criptomoedas nas eleições presidenciais dos EUA.
Os ETFs de Bitcoin nos EUA têm experimentado um crescimento rápido desde sua introdução em janeiro, acumulando US$ 17,69 bilhões em entradas líquidas até o momento. Este influxo de capital demonstra a crescente confiança nas criptomoedas como uma classe de investimento viável.