BOLHA CRYPTO GROUP

NOTÍCIAS SOBRE O CRIPTOMERCADO

Ethereum Foundation investigada? O que sabemos até agora

Ethereum Foundation investigada O que sabemos até agora

Uma notícia pegou o mercado de criptomoedas de surpresa na última quarta-feira (20). Conforme divulgado pelo Bolha Crypto, a Ethereum Foundation, instituição sem fins lucrativos sediada na Suíça e responsável pelo desenvolvimento da rede do ETH, estaria sob investigação de autoridades governamentais.

O que chama atenção é a falta de transparência em torno do caso.

O país que abriu a investigação não foi revelado, e tampouco houve pronunciamento oficial nem da fundação nem de órgãos governamentais até o momento da escrita do artigo. A única pista surgiu de uma alteração no site do Ethereum, onde um texto afirmando que a instituição nunca havia sido contatada por agências governamentais sigilosas foi removido.

Comentando sobre o caso, Mike Selig, advogado especializado em criptomoedas, acredita ser comum esse tipo de situação.

“É frequente que fundações de protocolos de criptomoedas recebam pedidos voluntários de informação de reguladores federais e estaduais. Subpoenas são tão comuns quanto o nascer do sol para uma organização cripto”, afirma.

Já Scott Johnsson, outro advogado do setor, levanta suspeitas.

“Acredito que isso tenha relação com o pedido de ETF spot do ETH e com as recentes ações de fiscalização contra a Coinbase e Binance. A SEC está numa posição insustentável há tempos em relação ao Ethereum. Isso pode ser uma tentativa de manter a incerteza regulatória ou de tomar controle total da situação”, analisa.

SEC está atrás do Ethereum?

Esse cenário contribuiu para especulações de que a SEC estaria investigando a Ethereum Foundation e considerando classificar a principal altcoin do mercado como um valor mobiliário (security).

No entanto, Brian Quintenz, diretor de políticas globais da a16z, afirma categoricamente que o Ethereum não é um valor mobiliário e apresenta alguns pontos para embasar sua argumentação.

Primeiro, Quintenz destaca a aprovação pela SEC, em outubro de 2023, de ETFs baseados em futuros de Ethereum para negociação em bolsas regulamentadas. Essa decisão, posterior à mudança para PoS, indica, segundo o especialista, que a própria Comissão reconheceu a criptomoeda como estando fora de sua jurisdição de valores mobiliários.

Além disso, Quintenz aponta que, se a SEC tivesse dúvidas sobre a natureza do Ethereum, jamais teria permitido a listagem dos futuros na Commodity Futures Trading Commission (CFTC) – órgão responsável por derivativos de commodities – que servem de base para os ETFs. Por consequência, os próprios ETFs seriam ilegais.

“A SEC não pode aprovar a negociação de um instrumento ilegal em uma bolsa de valores nacional”, afirma Quintenz.

O empresário conclui que, caso a Comissão venha a atrasar ou rejeitar um ETF de Ethereum, será interessante observar qual justificativa será usada, pois o mercado recebeu a sinalização anterior de que o ETH não se enquadra como valor mobiliário.

Bolha Crypto Store

Uma loja de moda cripto no ritmo dos seus investimentos digitais. Se você investe em criptomoedas, coleciona NFTs, tá ligado na Web3 ou é um Ancap, vista Bolha Crypto Store.

 

Isenção de responsabilidade

As informações apresentadas neste artigo são apenas para fins informativos e educacionais. Nada aqui contido deve ser interpretado como aconselhamento financeiro ou sugestão de investimento. O Bolha Crypto não se responsabiliza por quaisquer perdas geradas pela utilização do conteúdo, produtos ou serviços mencionados neste artigo.

Siga nossos grupos no TELEGRAM e WHATSAPP.

Leia Mais:

Mais lidas