O fornecimento de tokens ethereum (ETH) parece tender a diminuir para níveis pré-Merge, como resultado de mais tokens sendo queimados do que criados nas últimas semanas, mostram dados on-chain.
No momento da fusão em 15 de setembro, a atualização do Ethereum de prova de trabalho para consenso de prova de participação, o fornecimento de ETH era de 120.520.00 tokens.
Porém, após a fusão, a oferta subiu para 120.534.000 tokens em 8 de outubro, mas desde então caiu para 120.522.00, agora com apenas alguns milhares de tokens a mais do que a oferta registrada na fusão.
Essa tendência deflacionária ocorre à medida que exista mais tokens queimados para taxas de transação do que criados como recompensas para validadores nas últimas semanas.
“Como a emissão está significativamente reduzida agora em comparação com o pré-Merge, mesmo um leve aumento no ETH queimado em relação aos níveis recentes tornaria a emissão líquida diária negativa”, disse Kevin Peng, analista de pesquisa do The Block.
A oferta deflacionária após a fusão do Ethereum
Uma das muitas mudanças do The Merge é uma redução de 90% na emissão de novos tokens em meio à eliminação de subsídios de mineradores na antiga blockchain de prova de trabalho.
Combinado com o recurso EIP-1559 no Ethereum, onde uma parte das taxas de transação, ou gás, é “queimada”, estima-se que mais éter é destruído do que adicionado ao fornecimento sempre que as taxas de transação ultrapassam 16 gwei, a própria tendência sendo observada agora.
Na verdade, o suprimento está a apenas 1.700 ETH de chegar ao nível pré-Merge e cair continuamente, de acordo com dados do ultra-som.money.
Se essa tendência continuar, e as taxas de queima permanecerem maiores do que as novas emissões, podemos ver o crescimento da oferta cair abaixo do nível anterior ao The Merge nos próximos dias.
Embora as taxas médias de transação tenham permanecido baixas por algum tempo após a fusão, desde 8 de outubro elas aumentaram junto com um aumento na atividade no Ethereum.
Atualmente, essas taxas médias variam entre 20 e 30 gwei, uma situação que é mais do que suficiente para queimar muito éter todos os dias e tornar a oferta deflacionária.
A quantidade de ETH queimada em um determinado dia depende da atividade da rede, pois a taxa básica se ajusta de acordo com a quantidade de blocos, e mais transações em geral significam apenas mais taxas queimadas.