Na última segunda-feira (10), a Fortune inovou lançando uma lista inédita chamada “Fortune Crypto 40“. Essa ranking destaca cinco empresas de criptomoedas em oito categorias distintas e emprega uma combinação de análises e votação de executivos para selecionar os vencedores.
A lista, a primeira do tipo, reconhece empresas de criptomoedas (e DAOs) criadas para prosperar a longo prazo. O artigo que anunciou o índice descreve a Crypto 40 como a “lista definitiva das empresas de criptomoedas mais importantes”. A metodologia enfatiza que a Crypto 40 foi projetada para dar destaque às organizações e suas tecnologias, em vez de focar na popularidade dos indivíduos e equipes à frente delas.
A equipe da Fortune escreveu que, atualmente, não há classificações semelhantes no setor de criptomoedas. As listas existentes geralmente refletem a preferência subjetiva de alguns editores e focam mais nas personalidades do que nas empresas em si.
A Fortune Crypto 40 está dividida em oito categorias específicas. Essas categorias incluem TradFi, CeFi, NFTs, Venture Capital, Data and Analytics Companies, Infrastructure Firms, Blockchain Protocol Firms e DeFi.
Embora a lista contenha nomes familiares, como Coinbase, Binance e Kraken liderando a categoria CeFi, e PayPal e OpenSea encabeçando o TradFi e o ranking NFT, respectivamente, também apresenta algumas surpresas.
Por exemplo, a Ethereum superou o Bitcoin no ranking de protocolos, com a Polygon conquistando o terceiro lugar à frente da Solana. Em outra categoria, a Bitmain ficou em terceiro lugar em infraestrutura, atrás de Ledger e Genesis Digital Assets.
Além disso, a Ethereum obteve sucesso em outras categorias, como a DeFi, em que todos os cinco vencedores têm suas tecnologias baseadas na blockchain Ethereum. Essas empresas incluem Uniswap Labs, Lido, MakerDAO, Aave e Curve.