FTX foi atingida por hack de nove dígitos

FTX, a exchange de criptomoedas em colapso que está no centro de um drama em rápido desenvolvimento nesta semana, foi hackeada.

Horas depois que a empresa em apuros anunciou que estava entrando com pedido de falência do Capítulo 11, vários “detetives blockchain” foram ao Twitter para apontar uma série de saídas suspeitas da exchange para carteiras externas.

Embora a escala total do dano ainda seja desconhecida, mais de US$ 400 milhões foram movidos para endereços no Ethereum, Solana, BNB Chain e outras redes de criptomoedas.

“A FTX foi hackeada. Todos os fundos parecem ter desaparecido”, escreveu um administrador no canal oficial do Telegram da exchange. Segundo o administrador, o aplicativo também foi afetado. “Aplicativos FTX são malware. Exclua-os”, escreveram eles.

O conselheiro geral da FTX.US, Ryne Miller, abordou o incidente no Twitter no início do sábado, dizendo que alguns dos funcionários restantes da empresa estavam “investigando anormalidades nos movimentos da carteira”.

Mais tarde, ele confirmou que os membros da equipe haviam movido ativos em FTX e FTX.US para armazenamento a frio “para mitigar danos ao observar transações não autorizadas”.

No entanto, devido à natureza do hack, que viu os invasores obterem acesso gratuito a várias áreas da exchange para drenar centenas de milhões de dólares em diferentes redes de criptografia, alguns especularam que o incidente pode ter sido um trabalho interno.

“Vários ex-funcionários da FTX confirmaram para mim que não reconhecem essas transferências”, twittou o detetive ZachXBT .

Logo após o hack, Tether congelou US$ 31,4 milhões em USDT transferidos no incidente.

Chutando cachorro morto

Elon Musk também opinou, observando que o hack estava “sendo rastreado em tempo real no Twitter”.

O CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, que ajudou a iniciar uma “corrida bancária” no FTX na semana passada ao anunciar seus planos de despejar uma grande alocação de moeda FTT do FTX, também postou um tweet que parecia aludir ao incidente, aproveitando a oportunidade para um tiro no ex-CEO da FTX Sam Bankman-Fried.

“Que show de merda… E vai ser culpa da criptomoeda, (em vez de culpa de um cara)…” twittou CZ.

A notícia do hack segue uma semana de caos no mercado de criptomoedas provocada pelo colapso da FTX.

A saber, esta semana, surgiu que a bolsa estava insolvente depois que o ex-CEO Sam Bankman-Fried usou bilhões de dólares em fundos de clientes para resgatar sua empresa de negociação, Alameda Research.

Por fim, a empresa entrou com pedido de falência na sexta-feira, enquanto Bankman-Fried renunciou. A Alameda também está em declínio. A situação do FTX ainda está se desenvolvendo em ritmo acelerado, e agências dos EUA, como o Departamento de Justiça e a Comissão de Valores Mobiliários, estão investigando os eventos.

Moda crypto é na Tipo Crypto

Uma loja de moda cripto no ritmo da nova geração, que é urbana, inclusiva e descolada. Se você investe em moedas digitais, coleciona NFTs, tá plugado na Web3 ou é um Ancap, vista Tipo Crypto.

www.tipocrypto.com

Leia Mais:

Mais lidas