A recente crítica do fundador da Cardano, Charles Hoskinson, à política econômica dos EUA e à abordagem das tecnologias emergentes na área de moedas digitais leva a preocupações mais amplas. Essas preocupações giram em torno da dívida nacional dos EUA, que ultrapassou a marca dos US$ 30 trilhões, a abordagem agressiva da Securities and Exchange Commission (SEC) às moedas digitais, e o estado do mercado de moedas digitais, incluindo a própria Cardano.
O rebaixamento da dívida dos EUA de triplo A para AA+ pela Fitch Ratings em 1º de agosto é uma indicação tangível dos problemas econômicos enfrentados pelo país. Hoskinson levantou questões sobre a duplicação da oferta monetária em dois anos, bem como os déficits orçamentários consistentes, sinalizando uma economia sob pressão.
Além disso, a atitude dos EUA em relação às tecnologias emergentes em comparação com outros países como os Emirados Árabes Unidos e o Japão também foi questionada por Hoskinson. Ele acusou os reguladores dos EUA de inibirem o crescimento do setor de moedas digitais, algo que ele vê como vital para o futuro tecnológico.
A situação da dívida e os desafios econômicos foram agravados pela reação da secretária do Tesouro, Janet Yellen, ao rebaixamento. Hoskinson mostrou-se perplexo com sua aparente “falta de compreensão” da situação, apesar dos sinais de dinamismo nos mercados de trabalho e quedas nas taxas de inflação.
Paralelamente a essas questões macroeconômicas, a situação do mercado de moedas digitais também preocupa Hoskinson. A moeda nativa da Cardano, ADA, tem enfrentado pressão de venda em um mercado em baixa. A ADA chegou a cair abaixo de US$ 0,30, e a Input-Output Global (IOG) de Hoskinson tenta aumentar a segurança em meio à queda.
Hoskinson também teve que defender a Cardano contra alegações de ser uma “cadeia fantasma”, sublinhando seus avanços tecnológicos e esforços de desenvolvimento. Com mais de 2.900 operadores de stake pool (SPO), a rede se esforça para melhorar o desempenho e a escalabilidade, especialmente durante a fase atual do Basho.
O rebaixamento do crédito dos EUA e a crítica subsequente de Hoskinson não ameaçam a posição dos EUA como refúgio para os investidores. Contudo, esses fatores podem representar um declínio na reputação global e ter efeitos secundários em vários setores, incluindo o das moedas digitais.