O fundador da exchange descentralizada Jupiter criticou o intenso investimento em soluções Layer 2 (L2), Layer 3 (L3) e Layer 4 (L4) do Ethereum, em detrimento do desenvolvimento de aplicativos e valor na rede principal.
Segundo o especialista, essa tendência pode estar fragmentando a liquidez e a comunidade do Ethereum, exatamente o oposto do que muitos desejam. A dispersão da liquidez em diversas soluções L2 pode comprometer a eficiência do mercado, aumentando os custos de transação e os riscos de segurança para os usuários.
Apesar de a migração de transações para as L2s poder reduzir as taxas na rede principal do ETH, o fundador da Jupiter questiona se essa redução seria suficiente para tornar a plataforma de contratos inteligentes competitiva frente a outras blockchains de nova geração e suas próprias L2.
O alerta se estende à Solana. O analista prevê que, caso a competição por espaço de bloco aumente, a altcoin poderá enfrentar desafios semelhantes aos do Ethereum.
Atualmente, a infraestrutura para aplicativos e Layer 3 na rede SOL está se expandindo de forma similar aos estágios iniciais das L2s do ETH.
No entanto, o fundador da Jupiter destaca que ainda há muito valor em construir diretamente na Solana, o que pode ser importante para evitar os problemas que sua antecessora enfrenta.